Piu e Matheus ficam fora dos 400m rasos por foco na prova com barreiras

A prova de 400m rasos dos Jogos Olímpicos de Paris, neste domingo (4), não terá a participação de dois brasileiros que fizeram índice e tinham potencial técnico de ir longe. Alison 'Piu' dos Santos e Matheus Lima optaram por não se inscreverem.

Os dois pela mesma razão: vão focar nos 400m com barreiras, prova em que entendem ter melhores chances.

A decisão de Piu já era conhecida há bastante tempo. Ainda que ele tenha se classifcado à Olimpíada de Paris com índice nos 400m rasos, nunca teve a pretenção de disputar a prova nos Jogos, uma vez que o calendário é coincidente. No dia 7, a final dos 400m rasos e a semifinal dos 400m com barreiras serão em intervalo de menos de 2h.

Mas, no caso de Matheus Lima, estreante nos Jogos Olímpicos, havia a dúvida. Ele não abdicou de nenhuma das duas vagas em Paris, mas retirou seu nome de última hora da lista dos 400m rasos, cuja primeira fase acontece neste domingo. Só Lucas Carvalho vai defender o Brasil.

Classificado na 16ª colocadação nos 400m rasos, Matheus vai apostar tudo na versão com barreiras, em que é 20º. Mas precisará baixar bem seu tempo para chegar a final. A expectativa do técnico dele, Sanderlei Parrela, é que será necessário 47s7 para entrar entre os oito da decisão. Matheus tem 48s31 como recorde pessoal.

Caso ele avance, cria-se um outro problema. A final dos 400m com barreiras e a semifinal do revezamento 4x400m masculino é no mesmo dia, e Matheus naturalmente priorizaria a primeira. Sem Piu (que é muito favorito a ir à final) e ele, o Brasil não tem outros quatro especialistas em Paris para correr o revezamento que, completo, seria candidato à medalha.

Deixe seu comentário

Só para assinantes