Djokovic chega ao 'career Golden Slam' e se junta a seleto grupo; entenda
Colaboração para o UOL, em Garopaba (SC)
04/08/2024 12h46
Novak Djokovic conquistou a medalha de ouro ao vencer Carlos Alcaraz neste domingo (4), na final das Olimpíadas de Paris, e entrou para um grupo seleto do tênis, alcançando o "career Grand Slam".
O que aconteceu
Conquistar o "Golden Slam" significa vencer na mesma temporada os títulos dos cinco principais torneios do tênis, que são os quatro Grand Slams (Roland Garros, Australian Open, US Open e Wimbledon) e os Jogos Olímpicos.
Com a vitória na final olímpica do simples, Djoko completa o chamado "career Golden Slam", quando os cinco títulos são conquistados em temporadas diferentes. Ele se junta aos tenistas Rafael Nadal, Serena Williams e Andre Agassi.
Steffi Graf é a única pessoa a conquistar o "Golden Slam" original, com os cinco títulos de simples sendo conquistados no mesmo ano, em 1988, quando as Olimpíadas foram disputadas em Seul.
Já as irmãs Serena e Venus Williams são as únicas que ganharam todos os torneios do Grand Slam e a medalha olímpica na categoria de duplas, também em temporadas diferentes.
Djoko maior que Nadal e Federer
À frente de Nadal e Federer nos nºs. O tenista sérvio conquista com as Olimpíadas o título que faltava para ele ser maior que o espanhol e o suíço nos números de simples (veja abaixo).
Nadal nunca ganhou o ATP Finals, enquanto Federer jamais venceu Olimpíadas na categoria de simples. O suíço ganhou ouro nas duplas em Pequim, em 2008, e foi prata no simples em Londres, em 2012.
Djokovic chega a 72 títulos de simples levando em conta Grand Slams (24), ATP Finals (7), ATP 1000 (40) e Olimpíadas (1).