Topo

Recordista mundial é ouro no salto em altura; brasileira deixa final

Yaroslava Mahuchikh e Iryna Gerashchenko comemoram medalhas de ouro e bronze no salto em altura nas Olimpíadas Imagem: MARTIN BERNETTI/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/08/2024 16h50

Favorita na final olímpica do salto em altura feminino, Yaroslava Mahuchikh comprovou prognósticos e ficou com a medalha de ouro. A ucraniana, atual detentora do recorde mundial com 2,10m, saltou 10cm que a marca alcançada em julho, mas ainda assim ficou com o título.

A australiana Nicola Olyslagers foi medalhista de prata, também com 2m. Sua conterrânea Eleanor Patterson dividiu o bronze com a ucraniana Iryna Gerashchenko.

A decisão foi marcada pela desistência de Valdileia Martins. A brasileira, que igualou o recorde nacional de 1,92m durante a classificatória, sofreu uma lesão no tornozelo durante a fase classificatória e não teve condições de competir na decisão deste domingo (4).

Como foi a final

Atleta da casa foi a primeira eliminada. Entre aquelas que saltaram na decisão, a francesa Nawal Meniker foi a primeira a não superar o sarrafo. Ela errou cinco de seis saltos tentados e foi eliminada na marca de 1,91m. Buse Savaskan (Turquia) e Tatiana Gusin (Grécia) deixaram a competição na mesma altura.

Geraschenko fora nos 1,98m. Após as oito atletas restantes superarem a marca de 1,95m (Safina Sadullayeva e Elena Kulichenko apenas na última tentativa), os 3cm extras se provaram um obstáculo difícil para a maioria das atletas. Apenas a australiana Nicola Olyslagers e a ucraniana Yaroslava Mahuchikh passaram, ambas no primeiro salto.

Mahuchikh tentou 2,04m, não conseguiu, mas saiu com o ouro. A ucraniana superou Olyslagers e, mesmo errando, não teve motivos para reclamar. Geraschenko dividiu o bronze com a australiana Eleanor Patterson.

Após a prova, Yaroslava Mahuchikh dedicou a medalha ao povo ucraniano, que vem sofrendo há cerca de dois anos devido à guerra com a Rússia.

Mas no meu país os russos mataram pessoas e quase 500 esportistas morreram nesta guerra. Eles nunca irão competir, celebrar e sentir esta atmosfera. Estou feliz com a medalha de ouro e é realmente para todos eles. É realmente incrível que tenhamos três medalhas no atletismo agora.

Lesão de Valdileia

A brasileira chegou à final com problema no pé esquerdo. Valdileia sofreu entorse durante a classificação, mas ainda assim foi ao Stade de France com esperanças de disputar a decisão.

Vi que não teria condições de meter o pé, porque acho que tenho uma lesão grave, preciso ver. Queria saltar por estar numa final olímpica, mas não tinha condições físicas Valdileia Martins

A atleta também lida com um drama pessoal. Seu pai, Israel Martins, morreu aos 74 anos após ataque cardíaco. Com apoio da família, Valdileia decidiu continuar em Paris para dar seguimento ao sonho de disputar as Olimpíadas.

Valdileia já alcançou marca histórica em Paris. A atleta igualou o recorde brasileiro no salto em altura, de 1,92m, feito por Orlane Maria dos Santos em 1989.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no título e no corpo de versão anterior do texto, Yaroslava Mahuchikh é a atual detentora do recorde mundial, e não Iryna Gerashchenko. O erro foi corrigido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Recordista mundial é ouro no salto em altura; brasileira deixa final - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas