Calderano faz campanha histórica, mas perde para francês e fica sem medalha

Hugo Calderano se despediu das Olimpíadas de Paris sem medalha. O brasileiro perdeu neste domingo (4) para o francês Felix Lebrun por 4 a 0 (parciais 11/6, 12/10, 11/7 e 11/6) na disputa pelo bronze. Mesmo assim, o resultado é o melhor da história do Brasil no tênis de mesa olímpico.

O quatro lugar de Calderano supera a campanha das Olimpíadas de Tóquio, quando o mesa-tenista parou nas quartas de final. Esta é a terceira participação do atual nº 6 do mundo nos Jogos Olímpicos.

Hugo Calderano foi para a disputa do bronze após derrota "na raiva" para o sueco Truls Moregardh nas semifinais. O brasileiro perdeu por 4 a 2.

Como foi o jogo

Calderano teve um início de jogo equilibrado, mas viu o francês deslanchar e sair na frente. Número cinco do mundo, Lebrun deixou Hugo desconfortável durante toda a parcial, engatou seis pontos consecutivos e fechou em 11 a 6.

Hugo seguiu com dificuldade para segurar o jogo de Lebrun, esboçou reação mas não evitou o 2 a 0. Lebrun contou com uma empolgada torcida para sair na frente também no segundo game, fazendo 8 a 3, mas viu Calderano se recuperar e empatar em 9 a 9. O brasileiro, porém, errou no fim da parcial e viu o francês perder por 12 a 10.

Calderano saiu na frente, mas Lebrun aproveitou os rallys e abriu 3 a 0. O brasileiro aproveitou tanto os saques quanto os ataques para sair na frente e tentar se recuperar no terceiro game, mas viu o francês levar a melhor em duas disputas de bola e virar a parcial para 7 a 6. Impiedoso, Felix Lebrun aproveitou o embalo para fecha em 11 a 7.

Lebrun não deu margem para reação de Calderano, fechou 4 a 0 e garantiu o bronze. Embalado, o nº 5 do mundo fez um quarto game seguro e sem brecha para o brasileiro tentar uma reação. Ele fechou em 11 a 6 e garantiu o bronze, para alegria da barulhenta torcida.

Calderano chora após derrota

Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo há muitos anos, desde que comecei, e essa decepção toda simplesmente mostra quanto esforço eu faço... Coloco o tênis na frente da minha vida sempre, minhas escolhas são pelo tênis, moro longe da minha família há muitos anos, treino sete dias por semana, com certeza tudo vale a pena porque esses momentos são lindos de se viver, mas claro que não dá para ser diferente. Hugo Calderano, ao sportv

Continua após a publicidade

Vou ficar decepcionado por dias, semanas, meses, mas vou voltar e tentar de novo. Não tem outra alternativa. Ainda tenho muito tempo pela frente e estou continuando a evoluir bastante, constantemente. Podem ter certeza que vou continuar e obrigado a todos pela torcida de sempre.

Muito gratificante ver nosso tênis de mesa crescendo, muitos acompanhando o esporte. Fico muito feliz com isso, espero que eu e toda nossa equipe consiga continuar colocando o tênis de mesa brasileiro no alto. Muito importante agradecer todos da minha equipe, toda minha família, todos sempre foram muito importantes nessa caminhada.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.