Piu solta no fim e avança com calma à semifinal dos 400m com barreiras
Do UOL, em Paris e em São Paulo
05/08/2024 05h27Atualizada em 05/08/2024 09h30
Alison dos Santos, o Piu, avançou com muita tranquilidade para a semifinal dos 400m com barreiras. O brasileiro estreou nas Olimpíadas de Paris na terceira série do classificatório da prova, realizada nesta segunda-feira (5), soltou nos metros finais e avançou com a terceira colocação, com 48s75.
A semifinal acontece nesta quarta-feira (7), às 14h35 (de Brasília). Já a final será na sexta-feira (9), às 16h45 (de Brasília).
O que aconteceu
Piu largou na faixa 2, assumiu a ponta e soltou no final. Se poupando para as próximas fases, o brasileiro fez uma prova suficiente para buscar a classificação para as semifinais.
O brasileiro, inclusive, contou que levou uma bronca por "largar" a prova antes de cruzar a linha de chegada. Alison explicou que teve a impressão de estar isolado na liderança e que "não viu a rapaziada chegando".
Ele, inclusive, foi um dos mais celebrados na classificação dos 400m com barreiras. A torcida gritou bastante quando o brasileiro foi anunciado.
Rival direto de Alison, o norueguês Karsten Warholm também avançou à semifinal. O recordista mundial e olímpico da prova estava na segunda série e marcou 47s57.
O brasileiro Matheus Lima foi mais um a se classificar para a semi. Matheus foi o segundo melhor da quinta e última série do classificatório, com 48s90, e está na próxima fase. Ele reagiu nos metros finais, saltando da quarta para a segunda posição.
Alison teve o 13º melhor tempo entre os classificados, e o norueguês puxou a fila. Já Matheus foi o 15º mais rápido entre os semifinalistas.
Piu tenta a sua segunda medalha em Jogos Olímpicos. O brasileiro foi bronze nos 400m com barreiras em Tóquio 2020.
O que ele falou
A atmosfera foi incrível. Ver o estádio lotado é lindo pra gente. Começaram os Jogos para mim, já cumpri praticamente metade e agora é só aproveitar o resto. Piu, à Globo
A ideia é fazer o necessário para passar, não ficar gastando energia desnecessária.