Fenômeno da natação, Marchand muda hino da França e vira sinal de trânsito

Qual o tamanho dos feitos de León Marchand nas Olimpíadas de Paris? Dá para calcular olhando o número de medalhas do nadador francês, com quatro ouros e um bronze, no melhor desempenho individual dos Jogos até agora (apenas Simone Biles, com três ouros, pode chegar a cinco e superá-lo).

Mas é mais simbólico ouvir o que os torcedores franceses fizeram com "A Marselhesa", o hino francês, por causa dele.

O hino

Composta em 1792, por Claude Joseph Rouget de Lisle, "A Marselhesa" foi instaurada como hino nacional, banida por Napoleão e restaurada definitivamente em 1879. É um dos orgulhos dos franceses, que cantam sempre que podem.

Nos Jogos Olímpicos, é comum alguém puxar um "Allons enfants de la Patrie, Le jour de gloire est arrivé!" ("Vamos, filhos da Pátria, o dia de glória chegou!"), e a galera acompanhar. Não há pudor algum em cantar o hino nacional.

A adaptação

Depois do fenômeno Marchand, os franceses se permitiram uma leve adaptação, justamente no refrão:

O trecho, provavelmente, mais famoso da canção é "Aux armes, citoyens, formez vos bataillons, Marchons, marchons!" ("Às armas, cidadãos, formem seus batalhões, Marchem, marchem!").

Desde a primeira vitória do nadador em Paris, o público na Arena La Defense trocou a palavra "marchons" (marchem) pelo sobrenome do novo ídolo, Marchand. Para os ouvidos menos sensíveis à complexa fonética francesa, quase não dá pra notar.

A reportagem do UOL observou os torcedores cantando a versão adaptada na arena, e confirmou que a brincadeira virou coisa séria — o próprio nadador, quando começou a se dar conta, abriu um sorriso.

Continua após a publicidade
Sinal em estrada francesa usa o nome de León Marchand para evitar acidentes
Sinal em estrada francesa usa o nome de León Marchand para evitar acidentes Imagem: Divulgação/Sanef

Salvando vidas

A popularidade de Marchand é tanta que ele tem sido usado em um aviso a motoristas que trafegam pelas rodovias francesas. O grupo Sanef, concessionária de autopistas do centro e do norte da França, instalou sinais eletrônicos que usam o nome do campeão para pedir que os motoristas cumpram os limites de velocidade.

O aviso diz: "Priorité à la sécurité. La vitesse, c'est pour Léon." (Prioridade para a segurança. Velocidade é coisa do León").

Marchand encerrou sua participação olímpica na noite de sábado (3), com a prova do revezamento 4x100 medley misto. Pela primeira vez, não subiu ao pódio nos Jogos. A equipe francesa foi a quarta colocada, atrás de Estados Unidos, China e Austrália.

Deixe seu comentário

Só para assinantes