Renan Gallina fica em 3º lugar nos 200m e passa para as semifinais
Do UOL, em Paris (FRA) e em São Paulo
05/08/2024 15h13Atualizada em 05/08/2024 16h18
Uma das promessas do atletismo brasileiro, Renan Gallina fez uma boa prova dos 200m rasos e se classificou para as semifinais dos Jogos Olímpicos. Estreante, ele ficou em terceiro lugar em sua bateria, garantindo automaticamente a vaga.
O vencedor foi Tarsis Orogot, de Uganda, seguido por Wayna McCoy, de Bahamas. Ambos também disputarão um lugar na final.
Relacionadas
Como foi a prova
Renan não largou bem, mas fez uma prova de recuperação e deu um grande sprint final no Stade de France, em Paris. O brasileiro cruzou a linha de chegada com o tempo de 20s41. Sua melhor marca na carreira foi 20s12, obtida em 2022.
Ele vem reclamando de dores no joelho, mas não abriu mão de tentar competir nas Olimpíadas. A próxima bateria está prevista para quarta-feira (7), às 15h02 (no horário de Brasília). Renan falou sobre a lesão e a conquista da classificação para as semifinais.
"É não desistir. Tenho feito um trabalho de fisioterapia e hoje não senti nada. Estou zero bala" Renan Gallina
"Eu estou muito feliz. Primeiros Jogos Olímpicos, novinho. Para mim isso é o mais importante. Dentro da prova, o começo foi um pouquinho ruim, mas, depois, eu consegui deslanchar. Não me entreguei e, no final deu tudo certo, me qualifiquei" Renan Gallina
O velocista brasileiro crê em melhora do tempo, mas já se disse satisfeito por saber que está entre os 16 melhores do mundo na prova dos 200m.
"Realmente é um momento incrível, né? Primeira Olimpíada, primeiros jogos, apesar da pouca idade, é uma alegria pra mim estar aqui. Independente da prova, o importante foi ter me qualificado e ficar mais tranquilo, quebrar o gelo já pra essa semifinal, que vai ser mais puxado ainda, e se Deus quiser me desempenhando bem pelo menos pra ficar entre os melhores do mundo, já estou, né?
Para chegar à final olímpicca, Renan sabe que precisa evoluir em sua largada. E já fala em corrigir a deficiência para o próximo ciclo olímpico.
"A pista é muito veloz, ela entrega muito. Eu ainda não sei muito bem explorar esses pontos, até porque eu tenho algumas dificuldades realmente no início de prova, mas se Deus quiser, vou arrumando isso até para o próximo ciclo"
História de Renan Gallina
Com apenas 20 anos, o atleta começou sua carreira no salto em altura. Após a mudança de modalidade, conquistou a medalha de ouro nos 200m e no revezamento 4x100m nos Jogos Pan-Americanos de 2023.
O velocista nasceu em Maringá, no Paraná.