Topo

Romenas apontam injustiça na final do solo e têm apoio de Nadia Comaneci

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/08/2024 14h15

A decisão da arbitragem pela revisão da nota da norte-americana Jordan Chiles, que deu a medalha de bronze para Chiles na prova do solo da ginástica artística, na manhã desta segunda-feira (5), ainda gera muita reclamação, especialmente de duas ginastas romenas.

O que aconteceu

Com a revisão da nota da norte-americana Jordan Chiles, a nota de Chiles subiu de 13.666 para 13.766, ultrapassando assim as romenas Ana Maria Barbosu, que ficaria com a medalha antes da revisão, e Sabrina Maneca-Voinea, que ficou em quinto.

Nas declarações, a quarta colocada, Barbosu, que em um primeiro momento, acreditou que ganharia a medalha de bronze, chorou após perder a medalha de bronze, mas que não contestaria a decisão dos árbitros.

Relacionadas

Diferente de Voinea, que disse se sentir 'injustiçada' pela arbitragem, lembrando dos seus próprios resultados, e que conseguiu notas superiores às suas do Mundial e do Europeu da categoria.

A quinta colocada, Sabrina Maneca-Voinea, também interpôs recurso pela nota que recebeu, com 13.700, mas o recurso foi rejeitado pela arbitragem da prova.

Após a disputa, a campeã olímpica da ginástica em 1976 e 1980, Nadia Comaneci postou no X (antigo Twitter) sobre a reação de Barbosu: "Não acredito que brincamos com atletas com saúde mental e emoções assim. Vamos protegê-las", citou.

Sobre Voinea, Comaneci ainda reclamou da arbitragem em outro post: "Essa nota precisa de uma revisão", e citou mais uma vez a necessidade de proteger a saúde mental dos atletas.

"Estou com vergonha porque já estive lá antes. Sinto muito, porque poderia ter levado a Romênia ao pódio novamente na ginástica. Foi... Deixe-me escolher minhas palavras. Foi uma final que eu não esperava. Em primeiro lugar chorei dois dias seguidos até agora porque cheguei à final e achei melhor chorar antes da final... e quando vi que fiz o melhor exercício desta competição fiquei muito orgulhosa de mim. E ainda estou. Quando vi que estava em terceiro, pensei que estava mais uma vez levando a Roménia ao pódio nos Jogos Olímpicos na ginástica. E depois, houve a decisão dos árbitros de mudar isso. Muita coisa está acontecendo".

Ana Maria Barbosu

"Como vocês viram, fui um pouco mais fraca na trave, mas depois disso me recompus muito bem no chão, fiz o meu chão o melhor que pude, saíram minhas linhas acrobáticas, minhas artísticas. Foi o melhor solo, foi melhor do que no Campeonato Europeu e no Campeonato Mundial do ano passado. Mas nem sei exatamente o que aconteceu. Sim, me sinto injustiçada, porque sabia que merecia uma nota muito maior. Não sei o que aconteceu com o recurso, a americana também recorreu e aumentaram a nota dela. E fiz o exercício o melhor que pude, não saí do tatame. Não sei por que não mudou. Não ouvi nada que me diga que me penalizaram lá"

Sabrina Maneca-Voinea

Estrela histórica da ginástica fez mais desabafos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Romenas apontam injustiça na final do solo e têm apoio de Nadia Comaneci - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas