Brasil tem segundo desafio em 'rota da morte' por busca de ouro inédito

Após a vitória inédita contra a anfitriã França, a seleção brasileira feminina de futebol encara a atual campeã mundial Espanha em seu segundo compromisso no mata-mata até uma inédita medalha de ouro olímpica. O jogo pelas semifinais acontece nesta terça-feira (6), às 16h (de Brasília), no estádio de Marselha (FRA).

A rota da morte

Brasil bateu as francesas pela primeira vez na história, com Marta na arquibancada e chuva de acréscimos. Com gol de Gabi Portilho e Lorena defendendo pênalti, a seleção brasileira conseguiu a primeira vitória na história contra a França. O jejum existia desde a Copa do Mundo de 2003.

O chaveamento das Olimpíadas de Paris colocou uma "revanche" contra a Espanha nas semifinais. Brasil perdeu para as espanholas na última rodada da fase de grupos, viu Marta ser expulsa e teve que torcer pela classificação para o mata-mata olímpico.

Vamos por mais, semifinal é revanche contra a Espanha. Vamos com tudo que vamos em busca desse pódio, desse ouro. Gabi Portilho, em entrevista à Globo após vitória contra a França

As espanholas são as atuais campeãs mundiais e elenco conta com as três últimas melhores do mundo. Aitana Bonmatí é a atual detentora da Bola de Ouro e do Fifa The Best, enquanto Alexia Putellas faturou os prêmios em 2021 e 2022.

Além disso, 15 jogadoras presentes na Copa do Mundo de 2023 integram o elenco de Montse Tomé nas Olimpíadas. As três exceções são a meia Patri Guijarro, a lateral-esquerda Laia Aleixandri e a atacante Lucía García.

A Espanha, porém, sofreu para eliminar a Colômbia e chegar às semis. As espanholas saíram perdendo por 2 a 0, mas conseguiram empatar aos 52 minutos do segundo tempo e venceram por 4 a 2 na disputa por pênaltis.

Caso passe pelas espanholas, o Brasil de Arthur Elias pode ter pela frente os Estados Unidos. As tetracampeãs olímpicas estão do outro lado da chave e encaram a Alemanha também nesta terça-feira (6), às 13h (de Brasília).

Marta é ausência

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o pedido da CBF para "liberar" Marta para a semifinal. A camisa 10 recebeu dois jogos de suspensão pela expulsão na derrota para a Espanha, pela última rodada da fase de grupos.

Continua após a publicidade

A decisão foi divulgada na manhã desta terça-feira (6). A CBF entrou com o recurso no dia anterior, após não ter sucesso na Comissão Disciplinar da Fifa.

Dessa forma, Marta só estará à disposição de Arthur Elias em eventual final ou disputa pelo bronze. A decisão está marcada para o sábado (10), às 12h (de Brasília), enquanto a definição do terceiro lugar será na sexta (9), às 10h (de Brasília).

Jejum de 16 anos

A seleção brasileira busca a volta à uma final olímpica desde os Jogos de Pequim 2008. Na ocasião, o Brasil ficou com a medalha de prata, após derrota para os Estados Unidos.

Nas três últimas edições, o Brasil parou nas quartas de final. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e de Tóquio, a seleção acabou eliminada nos pênaltis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes