Futebol feminino espanta a zebra e volta à final após 16 anos

Esta é a newsletter Diário de Paris, o guia do UOL sobre as Olimpíadas. Para receber no seu email gratuitamente, basta se inscrever.

********

A seleção feminina de futebol é responsável por uma das maiores vitórias coletivas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris até o momento. Depois de 16 anos, as mulheres estão de volta à final olímpica.

E a assertividade com a qual este texto começa se dá pela vitória por 4 a 2 sobre a Espanha, atual campeã do mundo. Um feito de um time que sofreu muito durante a primeira fase, perdeu Marta — a maior da história — por causa de uma suspensão e deu um jeito de assegurar uma medalha olímpica novamente.

O futebol feminino do Brasil não ia ao pódio olímpico desde Pequim 2008, justamente quando conquistou a prata. Em Paris, foi a grande notícia desta terça, dia em que o Brasil perdeu para outros gigantes em outras modalidades: os Estados Unidos no basquete masculino e a Noruega no handebol feminino.

O bronze por equipes da ginástica feminina, falando de história olímpica, é um feito maior. A ginástica é uma das modalidades nobres dos Jogos, e entrar no grupo de três melhores era algo impensável. Enquanto isso, o futebol parece ser um esporte-alienígena nas Olimpíadas e o Brasil já foi ouro (no masculino), prata (no masculino e feminino) e bronze (no masculino e feminino).

Mas um pódio para essa seleção era, convenhamos, muito mais improvável do que o brilho de Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares. A mudança de desempenho e resultado dentro dos Jogos Olímpicos já é chamativa.

Nem parece aquele time que sofreu para ganhar da Nigéria (1 a 0), perdeu de virada de forma constrangedora para o Japão, no instante final (2 a 1) e depois se viu sem forças contra a própria Espanha (2 a 0), no jogo em que Marta foi expulsa ainda nos minutos finais do primeiro tempo.

Mas esse Brasil virou a chave (e a zebra) dos Jogos Olímpicos quando tirou a França nas quartas de final. Sofreu, mais passou. E agora conseguiu uma vitória épica e histórica contra as campeãs do mundo. O placar de 4 a 2 até foi pouco, a verdade é essa.

Continua após a publicidade

Marta viu tudo do lado de fora e a emoção dela se justifica. A entrega coletiva tem sido memorável. A goleira Lorena virou uma gigante. E, especialmente contra a Espanha, a estratégia do técnico Arthur Elias foi perfeita.

Para ganhar o ouro, mais uma vez o Brasil precisará subverter a lógica, já que os Estados Unidos virão pela frente.

Marta estará de volta? Juridicamente, ela está liberada. Cumpriu os dois jogos de gancho e ganhou uma final olímpica como prêmio para se despedir da seleção. Elas jogaram por ela. Elas jogaram por nós também.

O que rola nesta quarta

Imagem
Imagem: Cameron Spencer/Getty

O dia começa quase hoje ainda, às 2h30, com Caio Bonfim tentando mais uma medalha em Paris, com o revezamento misto da maratona de marcha atlética. Ele e Viviane Lyra representam o Brasil nesta prova em que um homem e uma mulher se revezam em um percurso de 10 km de marcha, totalizando 42,195 km.

Continua após a publicidade

Isaquias Queiroz volta à prova na qual é campeão olímpico. Ele precisa ficar entre os dois primeiros de sua série para avançar às semifinais sem passar pelas quartas, a partir de 6h40. Às 9h15, o Brasil estreia no skate park masculino com Pedro Barros, Luigi Cini e Augusto Akio. Às 10h, Hugo Calderano terá a chance de reencontrar Felix Lebrun, seu adversário na disputa do bronze, no torneio masculino por equipes do tênis de mesa.

A única dupla brasileira que segue nos jogos no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, tenta uma vaga na semifinal às 13h, contra a dupla da Letônia, Tina e Anastasija. E às 14h35, Alison dos Santos, o Piu, disputa um lugar na final dos 400m com barreiras.

Veja os horários e mais destaques:
02h30 - Maratona de marcha atlética - revezamento misto
05h00 - Saltos ornamentais masculino - semifinal
05h05 - Salto em altura masculino
05h40 - Canoagem velocidade K1 1000 m. masculino
06h40 - Canoagem velocidade C1 1000 m. masculino
08h30 - Handebol masculino - Alemanha x França
09h00 - Hóquei sobre grama feminino - Holanda x Argentina
09h16 - Skate park masculino - Brasil
10h00 - Tênis de mesa masculino por equipes
13h00 - Vôlei de praia feminino - Ana Patrícia/Duda
13h15 - Salto com vara feminino - final
14h35 - Atletismo barreiras 400 m. -Anderson Pio
15h00 - Vôlei masculino semifinal - Itália x França

Acesse aqui a agenda completa.

Imagem
Imagem: Arte UOL

Assinante UOL tem desconto em artigos esportivos

Continua após a publicidade

Quem é assinante UOL, além de contar com a melhor cobertura das competições, pode aproveitar para renovar o visual para torcer pelos atletas brasileiros e também para aprimorar a própria prática de atividades físicas. O Clube UOL tem ofertas especiais, com descontos de até 20%, nos meses de julho e agosto para a compra em marcas como Mizuno, Olympikus e Under Armour.

Veja as ofertas e saiba como resgatar.

1 comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Carlos Secchin

Manchete ruim. Brasil não espantou a zebra,  foi a zebra em ação contra as campeãs. 

Denunciar