Nadadora paraguaia de 20 anos nega ter sido expulsa da Vila Olímpica

A nadadora paraguaia Luana Alonso se pronunciou sobre ter sido expulsa da Vila Olímpica em Paris.

O que aconteceu

A atleta de 20 anos desmentiu o Comitê Olímpico Paraguaio, mas não deu mais detalhes. Nas redes sociais, ela enfatizou que não foi excluída da Vila Olímpica e pediu para não disseminarem "informação falsa", só que também não se aprofundou.

Só queria esclarecer que nunca me tiraram ou me expulsaram de nenhum lado, deixem de difundir informação falsa. Não quero dar nenhum comunicado, mas também não vou deixar que mentiras me afetem. Luana Alonso, via Instagram

Luana Alonso se manifestou após a entidade paraguaia tê-la comunicado que não era para ela retornar à Vila Olímpica. Em sua segunda edição de Olimpíadas, atleta de 20 anos competiu nas eliminatórias dos 100m borboleta feminino em 27 de julho e não se classificou, mas seguiu em Paris visitando pontos turísticos.

A chefe de missão do COP, Larissa Schaerer, disse que a nadadora havia pedido para deixar a Vila, mas que depois voltou a frequentar o local. À imprensa paraguaia, a integrante da entidade afirmou que instruiu a atleta para que oficializasse seu desejo por escrito e que autorizou o pedido, mas que depois se surpreendeu ao se deparar com ela na Vila. "Não posso permitir que você retorne", contou.

Luana Alonso, atleta do Paraguai, na Disney de Paris
Luana Alonso, atleta do Paraguai, na Disney de Paris Imagem: Reprodução/Instagram @luanalonsom

O COP escreveu que a presença da nadadora estava criando "um ambiente inadequado" na equipe paraguaia. A entidade enviou a Luana um email formalizando o pedido para que ela se retirasse da Vila. A atleta divulgou fotos passeando na Torre Eiffel, na Disney e em lojas de roupas de luxo nos dias seguintes à sua participação nos Jogos.

Além disso, Luana fez uma publicação misteriosa indicando sua aposentadoria do esporte. "Natação: obrigada por me permitir sonhar, me ensinado a lutar, a tentar, o sacrifício, a disciplina e muitas coisas mais. Te dei parte de minha viso e não troco isso por nada deste mundo porque vivi as melhores experiências de minha vida, me deu milhares de alegrias, amigos de outros países que sempre vou levar no meu coração, oportunidades únicas. Não é um adeus, é um até logo", escreveu Luana.

Schaerer acrescentou que Luana Alonso não havia informado a comissão técnica sobre sua decisão de parar de nadar. A chefe de missão também afirmou que a atleta havia adiado a data de sua passagem para voltar mais tarde sem avisar ninguém da delegação.

Continua após a publicidade

Luana Alonso é o segundo caso de expulsão polêmica na natação nas Olimpíadas de Paris. Antes dela, a brasileira Ana Vieira foi excluída da delegação após sair da Vila Olímpica sem avisar somado a um caso considerado de "indisciplina" com a comissão técnica.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.