Topo

Por que atletas do atletismo estão tocando sino nas Olimpíadas?

Noah Lyles toca sino após conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024 Imagem: Tom Weller/VOIGT/GettyImages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/08/2024 13h41

Após as provas de atletismo que valem medalha no Stade de France, assim como aconteceu no título francês de rugby sevens, os vencedores tocaram o grande sino presente na parte lateral do estádio. Mas a grande dúvida é: Por que se utiliza o sino nas Olimpíadas?

O que aconteceu

Primeiro, o capitão francês de rugby sevens, Noah Dupont, tocou o sino após o título da França, na final do rugby sevens masculino, em que os franceses venceram o time de Fiji por 28 a 7.

Relacionadas

Em seguida, os campeões olímpicos de atletismo adquiriram a "tradição" de tocar o sino. Entre eles, nomes como o norte-americano Noah Lyles, ouro nos 100m rasos, ou o sueco Armand Duplantis, ouro no salto com vara, todos tocavam o sino. Para a organização, a ideia era de marcar "o som da vitória olímpica", com apenas os vencedores de provas tocando o sino.

O sino foi criado pelo comitê organizador local com as inscrições "Paris 2024", nos mesmos moldes de sinos famosos, como o da Catedral de Notre Dame, justamente em Paris, que está fechada desde o dia 15 de abril de 2019, após um incêndio que destruiu uma das torres, e desde então, está 5 anos fechada para visitantes.

Se propõe que o sino, após as Olimpíadas e Paralimpíadas, seja utilizado na reinauguração da Catedral de Notre Dame, em dezembro. A ideia, segundo o comitê, é de que "o som da vitória olímpica seja ouvido na cidade pelas décadas seguintes", e que o sino, que é tocado nas Olimpíadas após as vitórias dos atletas, seja relembrado no futuro em Paris.

A Catedral de Notre Dame está em reparos desde o incêndio que queimou parte, mas não toda, da igreja. Os sinos de Notre Dame tocaram apenas duas vezes desde o incêndio, sendo uma vez para o funeral do ex-presidente francês Jacques Chirac, em 26 de setembro de 2019, e em 15 de abril de 2020, para marcar o primeiro aniversário do incêndio. Normalmente, os sinos tocam de hora em hora entre 8h e 21h, todos os dias.

Em entrevista à rede norte-americana NBC, o administrador do Stade de France, Pierre Andre-Lacout, ressaltou o papel dos Jogos na reconstrução da famosa catedral de 850 anos, um dos símbolos da capital francesa: "De certa forma, Paris 2024 está ajudando a reconstruir Notre-Dame. Uma parte dos Jogos e o espírito olímpico permanecerão em Notre-Dame por toda a vida".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que atletas do atletismo estão tocando sino nas Olimpíadas? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas