Instagramável? Por que as arenas de vôlei de praia são em lugares icônicos

Nas últimas edições das Olimpíadas, o vôlei de praia sempre buscou locais emblemáticos para montar a arena da competição. E essa é uma estratégia que leva público aos jogos da modalidade. Em Paris, a arena foi construída aos pés da Torre Eiffel, principal cartão-postal de Paris e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

"É sempre uma surpresa quando a gente entra ali, a quadra central é quase um monumento. É maravilhoso, somos privilegiadas", afirma a jogadora brasileira Ana Patricia.

Durante as partidas, os lances contam com uma paisagem icônica e torcedores se aglomeram antes das partidas para aproveitar o visual Instagramável.

Além da estratégia de comunicação da modalidade, uma das explicações para aproveitar os pontos turísticos é que são arenas simples de montar e desmontar.

Geralmente, são usadas estruturas de ferro provisórias para levantar as arquibancadas e a quadra é montada no meio, colocando a areia no piso, possibilitando a construção temporária em qualquer lugar.

Arena do Vôlei de Praia nas Olimpíadas de Londres, realizadas em 2012
Arena do Vôlei de Praia nas Olimpíadas de Londres, realizadas em 2012 Imagem: Ezra Shaw/Getty Images

O Comitê Organizador faz o envelopamento do local, para dar aquela cara de sede olímpica, e a paisagem fica por conta do lugar escolhido.

São construções relativamente de baixo custo se comparadas às arenas permanentes. E a Federação Internacional de Voleibol já tem a expertise de realizar eventos em diversas cidades do mundo em suas competições, mesmo em locais que não são perto da praia.

Nos Jogos de Londres, a arena foi montada em frente ao Horse Guards Parade. Quatro anos depois, em 2016, no Rio, foi na praia de Copacabana, local muito famoso da modalidade. Já nas Olimpíadas de Tóquio os duelos rolaram no parque Shiokaze. E a expectativa é que para Los Angeles-2028 o cenário tenha o píer de Santa Mônica.

Continua após a publicidade

"É legal, a gente vive jogando em lugares lindos. Jogar aqui em Paris em frente à torre é incrível. Sempre enche de torcedor, e é por isso que colocam nesses lugares maravilhosos", explica a brasileira Duda, que disputa nesta quarta-feira (7) as quartas de final da modalidade ao lado de Ana Patricia.

Arena do Vôlei de Praia nas Olimpíadas do Rio, disputadas em 2016
Arena do Vôlei de Praia nas Olimpíadas do Rio, disputadas em 2016 Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Deixe seu comentário

Só para assinantes