Lutadora indiana corta o cabelo para atingir peso, mas perde ouro em Paris

A indiana Vinesh Phogat foi retirada da final do wrestling, a luta olímpica, por causa de 100 gramas a mais em sua pesagem nos Jogos de Paris 2024. Ela tentou de tudo: cortar os cabelos, encurtar as roupas, não comer... Mas não adiantou. Ela tinha a oportunidade de conquistar o primeiro ouro para seu país em Paris e acabou desqualificada.

O que aconteceu

Na competição, há pesagens em todas as manhãs. Por isso, Phogat não teve problemas para passar pelas primeiras fases. Mas, nesta quarta-feira (7), estava ligeiramente acima dos 50kg permitidos sua categoria.

Dessa forma, apesar dos protestos, ela foi substituída pela cubana Yusneylys Guzmán Lopez, a quem havia derrotado na semifinal. Antes, Vinesh Phogat chocou o mundo da luta ao vencer a japonesa Yui Susaki, tricampeã mundial e invicta na modalidade.

Indiana Vinesh Phogat vence a cubana Yusneylys Guzman
Indiana Vinesh Phogat vence a cubana Yusneylys Guzman Imagem: Reuters / Arlette Bashizi

A Associação Olímpica da Índia emitiu um comunicado lamentando o ocorrido. "Apesar de todos os esforços feitos pela equipe durante a noite, ela pesava alguns gramas a mais que 50kg esta manhã".

Mesmo com a decepção, o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, chamou a lutadora de "campeã entre as campeãs" e "o orgulho da Índia" em uma mensagem nas redes sociais. Ele acrescentou: "Volte mais forte! Estamos todos torcendo por você."

A final da categoria será, portanto, entre a cubana Yusneylys Guzmán Lopez e a norte-americana Sarah Hildebrandt.

Com o resultado, a Índia permanece com três bronzes no quadro geral dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.