Skate entra no top 10 de esportes olímpicos com mais medalhas para o Brasil

O bronze conquistado por Augusto Akio é significativo porque faz o skate decolar para o top 10 de modalidades mais relevantes para o Brasil no número total de medalhas olímpicas. E isso com apenas duas edições no programa olímpico.

Sobre rodinhas, o Brasil já parou cinco vezes no pódio (três pratas e dois bronzes). Na divisão do próprio skate, são três medalhas no street e duas no park — Akio faz parte do segundo bloco.

Com o desempenho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o skate já superou o basquete no total histórico do Brasil — modalidade soma uma prata e quatro bronzes.

Nesse ritmo, o skate pode se aproximar em Los Angeles da representatividade de outras modalidades mais tradicionais na história olímpica do Brasil.

O boxe, por exemplo, tem nove medalhas — com a vantagem de que duas delas são de ouro. O futebol também tem nove, mas a décima será da seleção feminina, ainda em Paris. A dúvida é se será ouro ou prata.

Mais do que números, o skate também passa a formar ídolos (e jovens), arrebatando sobretudo os jovens. Basta olhar o efeito Rayssa Leal, a Fadinha.

Medalhas olímpicas do Brasil por modalidade

  1. Judô - 28
  2. Atletismo - 20
  3. Vela - 19
  4. Natação - 15
  5. Vôlei de praia - 13
  6. Vôlei - 11
  7. Ginástica artística - 10
  8. Futebol* - 9
  9. Boxe - 9
  10. Skate - 5
  11. Basquete - 5
  12. Tiro esportivo - 4
  13. Canoagem - 4
  14. Hipismo - 3
  15. Surfe - 3
  16. Maratona aquática - 2
  17. Taekwondo - 2
  18. Pentatlo moderno - 1
  19. Tênis - 1

*Seleção feminina está na final e vai ganhar ouro ou prata

Deixe seu comentário

Só para assinantes