Argelina vítima de polêmica conquista o ouro no boxe nas Olimpíadas

A boxeadora argelina Imane Khelif venceu a chinesa Tang Liu e conquistou a medalha de ouro na categoria até 66kg nas Olimpíadas de Paris. A final foi realizada na noite desta sexta-feira (9).

Após o anúncio do resultado, Imane e Tang Lu levantaram as mãos no centro do ringue, e saudaram o público. A vitória foi acompanhada por muitos argelinos que estavam nas arquibancadas da quadra Philippe Chatrier, em Roland Garros, que passou a receber as competições de boxe com o fim do tênis.

Imane chega ao topo do pódio após ter sido alvo de uma das maiores polêmicas destes Jogos. A boxeadora teve a identidade de gênero contestada após a italiana Angela Carini desistir logo no começo do duelo válido pelas oitavas de final.

O ato somou-se a movimentos da federação internacional de boxe — de antes e durante as Olimpíadas . A partir daí, foram inúmeros ataques a Imane e a Lin You-Ying, de Taiwan, que viveu cenário similar.

Imane deu uma volta com a bandeira da Argélia pelo local. Ela recebeu um grande apoio dos compatriotas ao longo desse processo.

A luta

Imane Khelif e Liu Yang durante a final do boxe feminino até 66kg nas Olimpíadas
Imane Khelif e Liu Yang durante a final do boxe feminino até 66kg nas Olimpíadas Imagem: Richard Pelham/Getty Images

Imane conseguiu ditar o ritmo da final, e caminhou para o ouro. Tang Liu buscou diminuir o espaço para tentar ataques mais rápidos, mas sem muito sucesso.

Apesar de alguns momentos com trocas de golpes, a argelina se mostrou mais consistente na visão dos juízes, que a apontaram como vencedora nos três rounds — placar final de 30 a 27.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.