Brasil piorou? Qual foi o desempenho do país nas últimas Olimpíadas?
Colaboração para o UOL
09/08/2024 16h43
O desempenho do Brasil nas Olimpíadas de 2024 em Paris até agora tem sido abaixo das expectativas em comparação com as duas edições anteriores, principalmente quando se trata das colocações no pódio.
O que aconteceu
O Brasil conseguiu até agora 16 medalhas: duas de ouro, seis de prata e oito de bronze. Em Tóquio, nos Jogos realizados em 2021, alcançou 21 medalhas no total, número recorde na história do país. Foram sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, igualando o número de ouros de 2016, mas superando o total geral de medalhas.
Embora o número de pratas e bronzes seja considerável, o país continua atrás no número de ouros em comparação com Tóquio e Rio, em 2016. Se conseguir ganhar mais três medalhas, ele iguala o resultado de 2016, com 19 no total. Porém, seriam necessárias mais cinco de ouro para igualar os resultados das duas edições anteriores.
Na posição no ranking mundial, o Brasil também encara um desempenho inferior em comparação às edições anteriores, ocupando até o momento o 22º lugar. Esse resultado representa uma queda em relação aos Jogos de Tóquio 2020, onde o Brasil alcançou a 12ª posição. Nos Jogos do Rio, o país ficou em 13º lugar, com 19 medalhas no total, incluindo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.
Os destaques de 2024 vão para Rebeca Andrade, que conquistou ouro no solo da ginástica artística e obteve pratas no salto e no individual geral. Entretanto, há algumas ausências notáveis, como a do time masculino de futebol que não conseguiu se classificar. A equipe foi ganhadora de medalhas de ouro consecutivas em 2016 e 2020.
Confira a lista com os medalhistas brasileiros da edição 2024 dos Jogos Olímpicos, segundo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro):
Medalhas de Ouro
- Beatriz Souza - Judô, acima de 78 kg
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística, Solo
Medalhas de Prata:
- Caio Bonfim - Atletismo, 20 km, Marcha Atlética
- Isaquias Queiroz - Canoagem de Velocidade, C1 1000 metros
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística, Individual Geral
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística, Salto
- Tatiana Weston-Webb - Surfe
- William Lima - Judô, abaixo de 66 kg
Medalhas de Bronze:
- Augusto Akio - Skateboarding, Park Masculino
- Beatriz Ferreira - Boxe, 60 kg Feminino
- Brasil (Equipe Mista com Beatriz Souza, Rafaela Silva, Larissa Pimenta, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Rafael Macedo, Léo Gonçalves, Guilherme Schimidt, Rafael Silva e Willian Lima) - Judô
- Edival Pontes - Taekwondo, abaixo de 68 kg Masculino
- Rayssa Leal - Skateboarding, Street Feminino
- Gabriel Medina - Surfe, Shortboard Masculino
- Larissa Pimenta - Judô, abaixo de 52 kg
- Rebeca Andrade - Ginástica Artística, Equipe Feminina