Taekwondo: Com VAR duplo e chute raro, Juma perde na estreia em Paris

Caroline Santos, a Juma, estreou com derrota na categoria até 67kg do taekwondo nas Olimpíadas de Paris. A brasileira perdeu para a tailandesa Sasikarn Tongchan e agora precisa torcer para que a rival chegue até a decisão do ouro.

O fim da luta foi marcado por um duplo pedido de VAR, quando o marcador apontava 7 a 6 para a tailandesa, depois de um chute rodado na cabeça, que dá a pontuação máxima de 5 pontos; um movimento raro neste nível de competição.

A comissão técnica brasileira pedia pontos por um chute dado por Juma, e os asiáticos pediam que os pontos não fossem dados. Depois de quase 5 minutos de debate, os juízes mantiveram o resultado.

Caso Tongchan vença as próximas duas lutas e vá para a final, Juma voltaria à chave olímpica para disputar a repescagem do bronze.

Nesta sexta-feira, no Grand Palais, a tailandesa começou melhor e dominou as ações no primeiro round, conseguindo uma vantagem de 5 a 3. A brasileira não teve golpes computados; todos os pontos foram em punições para a adversária.

No segundo round, Tongchan manteve o controle da ações e abriu 2 a 0, com duas punições à brasileira. A 18s do fim, a brasileira deu um chute na cabeça e, depois de checagem no VAR, somou três pontos e virou.

Nos instantes finais da luta, quando Juma tinha vantagem por 7 a 2, foi a vez da tailandesa conseguir um chute giratório na cabeça, somando 5 pontos e chegando à vantagem e à vitória.

Deixe seu comentário

Só para assinantes