'Dói muito': posição dos atletas na canoagem slalom não é como você imagina
Do UOL, em São Paulo
09/08/2024 05h30
A atleta brasileira Ana Sátila virou meme nas redes sociais pela quantidade de competições de que participou nas Olimpíadas de Paris: 15 em oito dias. E tudo fica ainda mais chocante quando a gente se dá conta de que, em parte da competição, a canoísta estava ajoelhada dentro do equipamento (não, ela não estava sentada).
Posição viralizou
Um vídeo da canoísta francesa Doriane Delassus, que não competiu em Paris, saindo de sua canoa foi compartilhado nas redes sociais. Muitas pessoas ficaram assustadas com a informação de que a canoísta fica ajoelhada e não sentada na canoa.
Os comentários relatam surpresa. "Deve ficar dormente por uma vida depois", especulou uma mulher no X (antigo Twitter). "Se algum dia eu fosse entrar nisso, ia tentar sentar", afirmou outra.
Como funciona
Na canoagem slalom, o competidor se ajoelha na canoa e usa um remo de uma pá. Já nas provas realizadas no caiaque, ele se senta e usa um remo de duas pás.
Na canoa, um remo de lâmina única é usado por um atleta que é amarrado no barco com as pernas dobradas nos joelhos e enfiadas sob o corpo.
IFC (Federação Internacional de Canoagem)
Em um vídeo publicado pela Confederação Brasileira de Canoagem, Ana Sátila explica a diferença entre as modalidades e avalia que a canoa é mais difícil e mais técnica do que o caiaque. E, para ela, a posição ajoelhada "dói muito".