Giullia Penalber perde disputa pelo bronze e deixa Paris sem medalha
Colaboração para o UOL, em São Paulo
09/08/2024 16h36Atualizada em 09/08/2024 17h21
Giullia Penalber sai das Olimpíadas de Paris sem medalha. A brasileira perdeu a chinesa Hong Kexin por 10 a 0 nesta sexta (9) em disputa pelo bronze no wrestling estilo livre até 57kg.
O Brasil nunca havia passado perto de um pódio olímpico no wrestling. Penalber já chegou à decisão pelo bronze com um resultado histórico. O melhor desempenho brasileiro até então era de Rosângela Conceição, que terminou em oitavo lugar na categoria até 72kg em Pequim-2008.
Penalber chegou à disputa pelo bronze via repescagem. A brasileira foi derrotada nas quartas de final por Anastasia Nichita, da Moldávia, que posteriormente chegou à decisão. A europeia também foi a carrasca de Hong Kexin em Paris.
Nesse momento estou com uma mistura de sensações. Quando a gente entra na Olimpíada, vem pensando em dar o nosso melhor. No caminhar, fui acreditando que podia ir para a final, quando não alcancei vim acreditando que poderia ser bronze. Bate a frustração agora, mas está sendo uma mistura. Essa tristeza de não ter conquistado a tão sonhada medalha, mas também bate a sensação de ter sido um feito histórico, de estar participando da história do wrestling brasileiro, de trazer o Brasil para o mapa Giullia Penalber, ao sportv, após a luta
Como foi a luta
A chinesa agarrou as pernas de Giulia nos primeiros segundos. Hong passou perto de derrubar a brasileira de costas no chão e encerrar a luta rapidamente. Penalber resistiu, mas cedeu seis pontos no primeiro minuto, colocando-se em situação difícil de reverter.
Desafio evitou fim da luta após 1 minutos e 38 segundos. O técnico de Penalber contestou a marcação dos dois pontos que definiriam a luta — o embate acaba quando há 10 pontos de diferença, independentemente do tempo. A arbitragem revisou o lance e retirou a pontuação de Hong. Ainda assim, a vantagem era de 8 a 0.
É uma atleta com quem eu tinha um histórico bastante negativo antes. Sabia que ela era bastante agressiva. Eu tentei defender os ataques dela, mas talvez o meu histórico de ter vindo para o wrestling tardiamente me prejudicou. Elas têm uma base muito baixa, é um estilo complicado para mim Giullia Penalber, ao sportv
Mudança de marcação só adiou a derrota por segundos. Hong colocou Penalber no chão mais uma vez, arrastou-a para fora do círculo central e conseguiu os dois pontos que faltavam para confirmar a vitória dominante. 10 a 0 e medalha de bronze para a chinesa.