Taekwondo: Henrique Marques perde e torce por rival para disputar medalha
Do UOL, em Paris
09/08/2024 10h00
O brasileiro Henrique Marques perdeu a sua segunda luta na na categoria até 80kg do taekwondo nas Olimpíadas de Paris. Ele caiu diante do sul-coreano Geonwoo Seo e agora precisa torcer pelo rival para entrar na repescagem da medalha de bronze.
O próximo duelo do sul-coreano será contra o iraniano Mehran Barkhordari, que venceu o italiano Alessio Simone, líder do ranking.
Relacionadas
Caso Seo vença e vá para a final, Marques volta a sonhar com uma medalha. Nesse caso, ele entra em uma repescagem, precisando vencer duas vezes para subir ao pódio.
A disputa com o sul-coreano começou equilibrada, com os dois atletas tentando golpes no colete. Quando finalmente um golpe do brasileiro entrou, o contra-ataque foi imediato: 2 a 2.
A 52s do fim, Seo acertou outro chute no colete de Henrique Marques, fazendo 4 a 2. O brasileiro ainda tentou reagir e provocou duas punições ao rival, terminando empatado em 4 a 4, mas o sul-coreano ganhou por ter acertado mais golpes.
Com dores no pé direito, Henrique voltou para o segundo round precisando vencer. O brasileiro até foi ao ataque, mas levou um contragolpe e ficou atrás no marcador: 2 a 0. A vantagem foi reduzida com uma punição, e era preciso um novo golpe nos segundo finais para virar o jogo.
Mas o golpe não veio, e Henrique Marques acabou derrotado também no desempate no segundo round, após placar de 2 a 2. Era o fim da luta para chegar à semifinal olímpica.
A gente já esperava uma luta difícil, o coreano é top do mundo, top do ranking olímpico, então a gente já esperava ser uma luta difícil. A gente já pensava em uma luta muito acirrada, por um placar muito, muito pequeno. E hoje a gente infelizmente saiu com a derrota. Agora é torcer por ele, pra poder voltar.
Esporte já deu três medalhas
O taekwondo já conquistou uma medalha para o Brasil em Paris: na quinta-feira, Edival Pontes foi bronze na categoria até 68kg. Ele perdeu logo na estreia, mas voltou na repescagem e venceu duas lutas para subir ao pódio.
Em sua história, o taekwondo já deu três medalhas olímpicas para o Brasil. Antes do pódio de Netinho, Natalia Falavigna, em 2008, e Maicon Siqueira, em 2016, também ficaram com a medalha de bronze.