Após prata, Arthur Elias promete título da Copa ou olímpico e exalta Marta

Depois da conquista da medalha de prata, na derrota para os Estados Unidos na decisão deste sábado (10), o técnico Arthur Elias disse ter certeza do título da seleção feminina de futebol em um futuro próximo, seja na Copa do Mundo, próxima grande competição, seja nas Olimpíadas.

As pessoas muitas vezes não entendem meu jeito de trabalhar, o método, os planos de jogos, mas o fato é que estou muito orgulhoso porque as jogadoras entendem, se identificam, e sabem que a gente daqui pra frente vai manter a seleção nesse nível, e vai acontecer um dia, na Copa [do Mundo], pode ser na próxima Olimpíada essa medalha [de ouro], tenho certeza que vai acontecer porque elas são merecedoras
Arthur Elias, em entrevista à CazéTV

A próxima edição da Copa do Mundo feminina será realizada em 2027, no Brasil.

O que mais ele disse

Futuro da Marta. "Muito cedo. A Marta pode qualquer coisa na vida dela, é uma das maiores esportistas de todos os tempos, a melhor jogadora de todos os tempos. É algo incrível trabalhar com uma jogadora que foi eleita melhor do mundo seis vezes. Ela ajudou demais esse grupo, vocês não têm ideia, o quanto ela ajudou as jogadoras mais jovens, o quanto teve de confiança dela em mim e de mim nela, sempre ajudou quando esteve em campo, foi assim hoje, nos jogos... Todos nós temos muito orgulho".

Não faltou nada à seleção. "A gente competiu, não faltou nada de entrega, de entendimento, de compromisso da seleção brasileira com esse trabalho. É uma nova seleção brasileira, 14 jogadores que nunca haviam participado de uma Olimpíada, um grupo muito jovem e que foi perdendo as mais experientes por lesões, a gente teve muitas dificuldades na caminhada, mas a gente soube olhar as soluções e o povo brasileiro voltou a ter orgulho de sua seleção feminina".

Pensou em usar goleira como opção de linha no banco. "Tínhamos uma dúvida com a Rafa, se ela não pudesse se deslocar, a gente pensou mesmo em colocar uma goleira ali para nos ajudar de alguma forma. São seis jogos em 16 dias, não se joga assim em nenhum lugar do mundo".

Por que o Brasil perdeu? "A minha expectativa era ser campeão olímpico. As circunstâncias de jogo levaram a gente a não conquistar esse título. Estou aqui há um ano, e é tempo suficiente. Temos que entregar resultados. A seleção precisava disso, e entregou".

Melhores campanhas da seleção feminina

A seleção de futebol feminino do Brasil ainda busca o seu primeiro título em Copas do Mundo ou Olimpíadas.

Continua após a publicidade

Com o vice em Paris, a seleção chegou à terceira medalha de prata. Antes, já havia ficado no segundo lugar mais alto do pódio em 2004 e 2008 — as três derrotas foram para os Estados Unidos.

Na Copa do Mundo, o melhor resultado do Brasil na Copa Feminina foi o vice-campeonato em 2007, na China, após derrota para a Alemanha na final.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes