Olimpíadas terminam com 'Carnaval' e Tom Cruise na Missão Los Angeles

As Olimpíadas de Paris-2024 estão oficialmente encerradas. A cerimônia, realizada neste domingo (11), no Stade de France, teve o último pódio, um novo personagem misterioso — que rendeu memes pela fantasia semelhante às do Carnaval — e a passagem de bastão para Los Angeles, que sediará os Jogos Olímpicos de 2028, com direito a Tom Cruise e apresentações musicais já nos Estados Unidos.

A cerimônia de encerramento marcou a volta do público ao estádio em "festas olímpicas". Em Tóquio-2020, realizada em 2021, as cerimônias de abertura e encerramento aconteceram sem a presença do público por causa da pandemia de covid-19.

Começou de onde parou

A cerimônia de encerramento começou de onde parou a de abertura: no Jardim de Tulieres, onde estava a pira olímpica. Após uma performance da cantora francesa Zaho de Sagazan, León Marchand, nadador que conquistou quatro ouros nas Olimpíadas de Paris-2024, se dirigiu à pira olímpica, pegou uma lanterna com a chama e começou o caminho de volta até o Stade de France.

León Marchand carrega a chama olímpica na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
León Marchand carrega a chama olímpica na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Benoit Tessier/REUTERS

Em seguida, a festa começou no estádio. Primeiro, pela formalidade da apresentação do presidente Emmanuel Macron, da França, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). O hino francês foi tocado.

As bandeiras dos países participantes entraram no Stade de France. O patrimônio brasileiro foi carregado por Ana Patrícia e Duda, dupla que conquistou o ouro no vôlei de praia feminino. Atletas de todos os países e que permaneceram na França fizeram um longo desfile em seguida. A delegação brasileira foi uma das últimas a entrar.

Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras do Brasil, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Duda e Ana Patrícia, porta-bandeiras do Brasil, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Último pódio, voluntários e eleição

A cerimônia de encerramento, como é tradição das Olimpíadas, consagrou o último pódio — sempre da maratona. A holandesa Sifan Hassan recebeu a medalha de ouro, enquanto a etíope Tigst Assefa e a queniana Hellen Obiri receberam a prata e o bronze, respectivamente. Elas disputaram a prova na manhã deste domingo.

Continua após a publicidade

Os voluntários também foram saudados na cerimônia de encerramento. Eles entraram no Stade de France e receberam os aplausos do público presente.

O COI aproveitou a cerimônia para anunciar os quatro vencedores da eleição para quatro cadeiras na Comissão de Atletas. Foram eles: Allyson Felix, dos EUA, do atletismo, Jessica Fox, da Austrália, maior nome da canoagem slalom, Marcus Daniell, tenista da Nova Zelândia, e Kim Bui, ginasta da Alemanha. A brasileira Kahena Kunze, da vela, se candidatou, mas ficou em sexto lugar e não conseguiu uma cadeira.

Sifan Hassan recebe medalha de ouro da maratona feminina na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Sifan Hassan recebe medalha de ouro da maratona feminina na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Gonzalo Fuentes/REUTERS

Viajante Dourado e volta dos mascarados

O Stade de France ficou escuro. Do teto do estádio veio o 'Viajante Dourado', personagem interpretado pelo dançarino francês Arthur Cadre e que foi criado baseado no Espírito da Bastilha, na estátua The Génie de la Liberté, nos discos Voyager Golden Record e em criaturas de ficções científicas e videogames. Ele chegou ao solo e se encontrou com dois personagens mascarados, que ganharam fama na cerimônia de abertura carregando, inclusive, a tocha olímpica.

A cerimônia seguiu com uma homenagem à Grécia, país de criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O Viajante Dourado se encontrou com Nike, a deusa da vitória associada às Olimpíadas da Antiguidade.

Continua após a publicidade
Viajante Dourado, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Viajante Dourado, na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Gonzalo Fuentes/REUTERS

O Hino a Apollo, o mais antigo da Grécia antiga, foi tocado pelo pianista francês Alain Roche, que tocou o instrumento na vertical. A letra foi cantada pelo tenor Benjamin Bernheim.

Após as referências à Grécia, os anéis olímpicos foram levados ao centro do palco. Eles foram erguidos por cabos e se juntaram no ar, formando o principal símbolo olímpico. Um vídeo com momentos marcantes das Olimpíadas de Paris-2024 e apresentação da banda francesa Phoenix juntamente com outros artistas — Angele, Kavinsky, Air, Vannda e Ezra Koenig — colocaram fim ao espetáculo cênico.

O pianista Alain Roche na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
O pianista Alain Roche na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Phil Noble/REUTERS

Discursos e formalidades

Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris-2024, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) subiram ao palco e discursaram sobre a edição dos Jogos.

Continua após a publicidade

Eles estavam acompanhados de um atleta medalhista de cada continente e uma representante da Equipe Olímpica de Refugiados: Teddy Riner (judô - França - Europa), Emma McKeon (natação - Austrália - Oceania), Sun Yinghsa (tênis de mesa - China - Ásia), Eliud Kipchoge (atletismo - Quênia - África), Mijaín López (wrestling - Cuba - América) e Cindy Ngamba (boxe - Equipe Olímpica de Refugiados).

Uma onda tomou conta do país e depois de todo o mundo (...) do primeiro ao último dia, toda a França se tornou olímpica. Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris-2024

As Olimpíadas de Paris-2024 foram uma celebração dos atletas e do esporte no seu melhor (...) Foram Jogos de uma nova era em todos os aspectos, e vocês [franceses] podem ficar orgulhosos disso. Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional

Thomas Bach, presidente do COI, e os atletas Teddy Riner, Sun Yingsha e Emma McKeon na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Thomas Bach, presidente do COI, e os atletas Teddy Riner, Sun Yingsha e Emma McKeon na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Phil Noble/REUTERS

Passagem de bastão, Tom Cruise na Missão Los Angeles e shows

O hino olímpico foi cantado após os discursos. Enquanto isso, a bandeira olímpica foi baixada por membros do exército francês. Ele foi balançada por Tony Estanguet, Anne Hidalgo [prefeita de Paris] e Thomas Bach, que fez a passagem para Karen Bass [prefeita de Los Angeles]. A cantora H.E.R. foi convidada ao palco em seguida. Ela performou o hino dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Tom Cruise entrou em cena. O ator de "Missão Impossível" pulou do teto do estádio, pousou e foi saudado pelos atletas enquanto se encaminhava ao centro do palco, onde pegou a bandeira olímpica das mãos da ginasta Simone Biles, subiu em uma moto e deixou o Stade de France no melhor estilo "Missão Los Angeles". Um vídeo com o ator pilotando a moto e entrando em um avião foi exibido em seguida.

Tom Cruise na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Tom Cruise na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Sarah Meyssonnier/REUTERS

O vídeo seguiu com a bandeira olímpica chegando a Los Angeles e passando pelas mãos dos atletas estadunidenses Kate Courtney [ciclismo], Michael Johnson [atletismo] e Jagger Eaton [skate].

O skatista parou em Venice Beach, praia de Los Angeles, que contou com shows da banda de rock Red Hot Chili Peppers, Billie Eilish, Snoop Dogg e Dr. Dre, todos originários da Califórnia.

Snoop Dogg faz show em Los Angeles na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Snoop Dogg faz show em Los Angeles na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 Imagem: Emma McIntyre/Getty Images for LA28

Fim do espetáculo

A cerimônia de encerramento chegou ao fim com a entrada da chama olímpica no Stade de France. O nadador León Marchand subiu ao palco carregando o fogo na lanterna e se juntou a Thomas Bach e aos atletas representantes de cada continente.

Continua após a publicidade

Thomas Bach declarou encerradas as Olimpíadas de Paris-2024, e a chama foi apagada. O show de encerramento foi da cantora Yseult, que cantou "My Way", de Frank Sinatra. Um show de fogos finalizou de vez o espetáculo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.