EUA conquistam as Olimpíadas de Paris por cinco centímetros

Era o último lance da final feminina do basquete. A última chance para a França forçar uma prorrogação, e Gabby Williams converteu seu arremesso no zerar do cronômetro. A francesa, porém, pisou na linha de três pontos, e sua cesta valeu apenas dois, o que deu o título olímpico à seleção dos Estados Unidos por 67 a 66. E foi assim, por cinco centímetros - espessura da linha - e na última partida de Paris 2024, que os americanos subiram ao posto mais alto do pódio pela 40ª vez e terminaram em primeiro lugar do quadro geral de medalhas da Olimpíada.

Foi a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna (a partir de 1896) que há um empate no número de ouros. Até este domingo, houve apenas duas edições com um ouro separando os dois primeiros colocados: 1896, quando os EUA superaram a Grécia por 11 a 10; e 2020, quando novamente os americanos venceram, desta vez somando 39 ouros contra 38 da China.

No quadro geral de medalhas, os EUA ficaram em primeiro, com mais pratas do que a China. Ao todo, a delegação americana acumulou 126 medalhas: 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes. Os chineses somaram 40, 27 e 24 (91 ao todo), respectivamente. O Brasil ficou em 20º, com três ouros, sete pratas e 10 bronzes.

Momentos decisivos

EUA e China vinham disputando a liderança no número de ouros há alguns dias, mas a corrida ganhou tons dramáticos a partir da tarde de sábado. Na final do salto em altura, o americano Shelby McEwen negou-se a dividir o ouro com o australiano Hamish Kerr e, no desempate, acabou ficando com a prata. Uma medalha que teria deixado os EUA no primeiro lugar geral.

A China, então, abriu o último dia dos Jogos com um ouro a mais e abriu vantagem quando Wenwen Li foi campeã no levantamento de peso feminino até 81kg. Os EUA tinham chances de ouro na luta feminina até 76kg e no vôlei feminino, mas em um espaço de cinco minutos as duas portas se fecharam.

Restou a Jennifer Valente, campeã olímpica do omnium, prova do ciclismo de posta, conquistar seu bicampeonato e reduzir a diferença de ouros novamente para uma medalha. No fim, no último lance, o basquete feminino triunfou e evitou a derrota para a China.

A timeline da disputa EUA x China

  • 8h43min - Wenwen Li (CHN) é ouro no levantamento de peso feminino até 81kg
  • 9h17min - Alexis Blades (EUA) perde a final da luta feminina até 76kg
  • 9h21min - Itália derrota os EUA na final do vôlei feminino
  • 9h44min - Jennifer Valente dá o ouro do omnium para os EUA
  • 11h19min - EUA derrotam a França na final do basquete feminino
Continua após a publicidade
(horários de Brasília)

As disputas mais apertadas

  • Atenas 1896: EUA 11 x 10 Grécia
  • Tóquio 2020: EUA 39 x 38 China
  • Paris 2024: EUA 40 x 40 China

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.