EUA x China: 'título' das Olimpíadas tem virada e emoção até último segundo
Estados Unidos e China disputaram até o segundo final do último evento das Olimpíadas de Paris quem terminaria na liderança do quadro de medalhas. E deu EUA de novo
O que aconteceu
Os dois países empataram na quantidade de ouros, 40 a 40, mas os norte-americanos levaram a melhor no desempate. Além de ganharem mais pratas (44 a 27), os EUA tiveram quase o dobro de bronze dos chineses e acabaram com mais medalhas no geral (126 a 91).
A China começou o dia com um ouro a mais e até aumentou a vantagem. Wenwen Li confirmou o favoritismo e foi campeã no levantamento de peso feminino, levando o 40º ouro chinês.
Os norte-americanos quase se complicaram, mas conseguiram levar a decisão para o último evento. Os EUA ficaram com a prata após serem atropelados pela Itália no vôlei feminino e também bateram na trave no wrestling feminino até 76kg, só que ganharam no omnium feminino do ciclismo de pista e voltaram ao páreo.
O "título" das Olimpíadas foi decisido na final do basquete feminino, teve emoção até o estouro do relógio e final feliz para os EUA. Em jogo parelho do início ao fim, as norte-americanas venceram por um ponto de diferença, por 67 a 66, e fizeram o país assumir a dianteira do quadro de medalhas. A vitória ficou por um fio com o último arremesso francês, que poderia forçar a prorrogação, mas que foi no limite da linha e valeu dois pontos, e não três.
EUA e China quase foram ao dia derradeiro empatados na liderança, mas uma decisão custou um ouro aos EUA. No último sábado (10), o norte-americano Shelby McEwen recusou dividir o ouro no salto em altura após terminar empatado com o neozelandês Hamish Kerr, perdeu no desempate e acabou ficando com a prata.
O campeão das Olimpíadas de Paris será definido no início da tarde, bem antes do início da cerimônia de encerramento — que tem início às 16h (de Brasília). A última prova com chances de medalha entre os dois países é a final do basquete feminino, às 10h30.
Deixe seu comentário