1% ouro e pedaço da Torre Eiffel: do que são as medalhas, alvo de críticas?
As medalhas das Olimpíadas de Paris 2024 trouxeram um elemento inovador. As peças foram feitas com fragmentos do principal ponto turístico da França: a Torre Eiffel. No entanto, os prêmios viraram alvo de piada, por aparentemente estarem descascando, como disse a campeã do judô Bia Souza.
O que aconteceu
Uma tradicional joalheria de luxo francesa criou as medalhas. As peças foram desenvolvidas pela Chaumet, uma das maiores empresas do ramo, fundada em 1780 por Marie-Étienne Nitot.
Medalha tem um 'pedaço da Torre Eiffel'. Quem subir ao pódio voltará para a casa com o simbolismo do ponto turístico da França —a medalha traz o ferro original do monumento.
Relacionadas
O metal veio de partes removidas do elevador da Torre Eiffel no século 20. O ferro foi refinado nas forjas da cidade de Pompéia, no leste da França, num processo chamado de "puddling".
Uma vez que o excesso de carbono do ferro fundido é removido, o ferro que resta é "quase puro e extremamente robusto", diz o site oficial dos Jogos. Pela primeira vez, a medalha olímpica e paralímpica será adornada com uma peça de metal.
O ferro da torre fica no centro das medalhas. "Decidimos adicionar este hexágono (que representa o formato da França) da mesma forma que faríamos com uma pedra preciosa: no centro e colocado como o elemento mais precioso da medalha", diz Clémentine Massonnat, responsável pelas atividades criativas na Chaumet.
As medalhas têm diferenças do outro lado. Enquanto a olímpica é representada pelas inspirações dos Jogos da Antiguidade da Grécia e as origens francesas, a peça paralímpica traz uma representação gráfica, criada pela Chaumet, da Torre Eiffel.
Medalha tem 6 gramas de ouro
A medalha de ouro tem na maior parte da sua composição, na verdade, a prata. Ela pesa 529 gramas, somando 505 gramas de prata. Seis gramas de ouro puro revestem a peça, além de 18 gramas em ferro, de acordo com relatório da Statista.
A medalha de prata, por sua vez, pesa 525 gramas. A peça é composta com 507 gramas de prata e 18 gramas de ferro.
A medalha de bronze pesa 455 gramas, com a composição de 415,15 gramas de cobre, 21,85 gramas de zinco e 18 gramas de ferro.