Botsuana decreta feriado e recebe seu primeiro campeão olímpico com festa

Letsile Tebogo entregou a Botsuana a primeira medalha de ouro olímpica de sua história. O país retribuiu com uma festa e tanto.

O que aconteceu

Botsuana decretou meio-dia de feriado nacional nesta terça (13). O presidente Mokgweetsi Masisi tomou a decisão para o país poder celebrar o feito de Tebogo, que retornou à nação hoje após os Jogos Olímpicos de Paris.

Tebogo e outros atletas do país desfilaram em ônibus aberto. Eles acenaram ao público enquanto passaram pelo Estádio Nacional de Botsuana, em Gaborone. A arena, com capacidade estimada de 25 mil pessoas, estava lotada.

A festa começou assim que os atletas pisaram em Gaborone. Centenas de pessoas, incluindo praticantes de danças tradicionais, foram recebê-los no aeroporto ao desembarcarem nesta terça (13).

Atletas de Botsuana acompanham apresentação de dança em sua chegada ao país
Atletas de Botsuana acompanham apresentação de dança em sua chegada ao país Imagem: MARCO LONGARI/AFP

Tebogo conquistou a primeira medalha de ouro da história do país. O atleta de Botsuana venceu a final dos 200m livres masculino, tornando-se também o primeiro africano a vencer a prova nas Olimpíadas.

Ele também contribuiu para outra medalha. Junto de Busang Kebinatshipi, Bayapo Ndori e Anthony Pesela, conquistou a prata no revezamento 4x400m.

Botsuana dobrou seu número de medalhas em apenas uma Olimpíada. O país havia subido ao pódio duas vezes em todas as outras edições, com a prata de Nijel Amos em Londres-2012 e com o bronze da equipe de revezamento 4x400m em Tóquio-2020.

Deixe seu comentário

Só para assinantes