Botsuana decreta feriado e recebe seu primeiro campeão olímpico com festa
Letsile Tebogo entregou a Botsuana a primeira medalha de ouro olímpica de sua história. O país retribuiu com uma festa e tanto.
O que aconteceu
Botsuana decretou meio-dia de feriado nacional nesta terça (13). O presidente Mokgweetsi Masisi tomou a decisão para o país poder celebrar o feito de Tebogo, que retornou à nação hoje após os Jogos Olímpicos de Paris.
Tebogo e outros atletas do país desfilaram em ônibus aberto. Eles acenaram ao público enquanto passaram pelo Estádio Nacional de Botsuana, em Gaborone. A arena, com capacidade estimada de 25 mil pessoas, estava lotada.
BREAKING: Botswana filled their biggest stadium to welcome back sprinter Letsile Tebogo and their #Olympics team pic.twitter.com/wQSbSI7reZ
-- Larry Madowo (@LarryMadowo) August 13, 2024
A festa começou assim que os atletas pisaram em Gaborone. Centenas de pessoas, incluindo praticantes de danças tradicionais, foram recebê-los no aeroporto ao desembarcarem nesta terça (13).
Tebogo conquistou a primeira medalha de ouro da história do país. O atleta de Botsuana venceu a final dos 200m livres masculino, tornando-se também o primeiro africano a vencer a prova nas Olimpíadas.
Ele também contribuiu para outra medalha. Junto de Busang Kebinatshipi, Bayapo Ndori e Anthony Pesela, conquistou a prata no revezamento 4x400m.
Botsuana dobrou seu número de medalhas em apenas uma Olimpíada. O país havia subido ao pódio duas vezes em todas as outras edições, com a prata de Nijel Amos em Londres-2012 e com o bronze da equipe de revezamento 4x400m em Tóquio-2020.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.