'Abri mão dos meus filhos': a triste história de Simone Biles com sua mãe
Colaboração para o UOL
15/08/2024 12h00
Simone Biles, ginasta norte-americana que ganhou quatro medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo três de ouro e uma de prata, carrega uma história familiar complexa e permeada por polêmicas. A mãe de Simone, Shanon Biles, era dependente química durante a infância de seus quatro filhos, que foram encaminhados para a adoção.
Drogas, abandono e superação
Entrevistas e confissões. Shanon Biles, 52, concedeu entrevistas ao britânico Daily Mail, nas quais abordou a relação com Simone e a história da família. Shanon assume que era dependente de drogas e álcool e que essa condição a fez perder a guarda dos quatro filhos: Ashley, Tevin, Simone e Adria.
Orfanatos e adoção. Primeiramente encaminhadas para orfanatos, as crianças foram separadas: Simone e Adria foram adotadas pelo avô materno Ronald e sua esposa Nellie. Já Tevin e Ashley foram adotados por Harriet, irmã de Ronald. Na época da adoção, Simone tinha apenas seis anos. A relação de Simone com o avô e Nellie é frequentemente vista em seus perfis nas redes sociais, e a ginasta os chama de "pai" e "mãe".
Relacionadas
Anos sem contato. Segundo Shanon, Ronald proibiu qualquer tipo de aproximação dela com os filhos. "Quando assinamos os papéis [da adoção], foi como se meu pai tivesse virado uma chave em mim —sem comunicação, não ligue e não visite. Foi assim no começo. Demorou seis anos antes que eu visse meus filhos novamente. Eu estava respeitando meu pai ao deixar que as crianças fizessem a transição, ele achava que isso era o melhor para elas", conta. "Eu não entendi na época mas, anos depois, entendi o porquê. Eu tive que lidar comigo primeiro."
Foi difícil abrir mão dos meus filhos, mas tive que fazer o que tinha que ser feito. Eu não era capaz de cuidar deles. Eu ainda estava usando [drogas] e ele [Ronald] não queria que eu entrasse e saísse da vida das crianças quando eu não estava indo bem. Shanon Biles
Pai ausente. Ao Daily Mail, Shanon declarou que mantém contato com Kelvin Clemons, pai biológico de Simone. Clemons, que atualmente não tem relacionamento com a filha, também era dependente químico no passado. Segundo Shanon, ele também "adoraria" retomar o contato com Simone. "Nós dois queremos vê-la. Eu falo com ele o tempo todo. Ele diz: 'Se você falar com Simone, dê meu número a ela. Eu adoraria falar com ela".
Relação entre mãe e filha segue distante. Segundo Shanon, Ronald é quem a mantém informada sobre a vida de Simone. "O que ouço sobre Simone, ouço através do meu pai. Falo com meu pai o tempo todo. Estamos bem agora." Apesar de ter o número direto de Simone, Shanon diz preferir não a abordar e aguardar até que a filha manifeste o desejo de procurá-la.
Shanon se coloca à disposição para conversar com a filha. Ela não esconde o desejo de retomar o contato e a convivência com a filha. "Eu gostaria de fazer as pazes com Simone pessoalmente —estou apenas esperando por ela e por Adria. [...] Eu apenas pediria a ela que me perdoasse. Podemos seguir em frente? Não me julgue pelo meu passado. Vamos seguir em frente."
Mãe lamenta não ter participado de momentos importantes da vida da filha. Além de não ter acompanhado a participação de Simone nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Shanon também não esteve presente no casamento de Simone com o jogador de futebol americano Jonathan Owens, em 2023. "Ela tem 27 anos agora. Ela é casada. Eu gostaria de ter feito parte disso, mas só tenho que esperar por ela. Não posso pressionar ninguém."
Quero contar a ela o que realmente aconteceu quando eu era mais jovem, mas continuo esperando o momento certo [...] Estou esperando a oportunidade, mas estou esperando que ela [Simone] possa vir até mim. Eu só tenho que ser paciente. Shanon Biles
Dificuldades financeiras. Segundo o Daily Mail, em processo de falência datado de 2018, Shanon devia cerca de US$ 14 mil (pouco menos de R$ 80 mil na cotação atual) a 21 empresas diferentes, incluindo serviços médicos e financeiros, sites de compras e um empréstimo estudantil.
Problemas na Justiça. De acordo com o Daily Mail, registros do Tribunal Municipal do Condado de Franklin indicam que Shanon enfrentou ações judiciais pelo menos 36 vezes por contravenções de trânsito e processos criminais. Em janeiro de 2020, Shanon foi considerada culpada de agressão e condenada a 180 dias de prisão. A sentença foi suspensa, mas ela ficou sob liberdade condicional até janeiro de 2022. Desde então, Shanon não se envolveu em nenhum tipo de problema com a Justiça.
Sou uma viciada em recuperação e sempre serei uma viciada. Mas há um caminho [para a recuperação]. Você tem que aprender a ficar longe de pessoas, lugares e coisas. Mude sua rotina e viva sua vida. Viva sua melhor vida. Shanon Biles