Inclusão e arte dominam a cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Paris

Esta é a newsletter Diário de Paris, o guia do UOL sobre as Paralimpíadas. Para receber no seu email gratuitamente, basta se inscrever.

*********************

O rio Sena deu lugar à avenida Champs-Élysées para a realização do desfile das delegações na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris, realizada nesta quarta-feira (28). Os cerca de 4.400 atletas passaram pelo local que é um dos cartões-postais da capital francesa e foram em direção à Place de la Concorde, com o Arco do Triunfo aos fundos.

Antes, a equipe de voo acrobático de elite da Força Aérea Francesa, a "Patrouille de France", coloriu o céu de Paris de azul, branca e vermelha — cores da bandeira da França.

Revezamento até a pira olímpica

No fim da cerimônia, a chama entrou na Place de la Concorde ao som do "Bolero", do compositor francês Maurice Ravel, e foi acompanhada pela coreografia de diversas outras tochas, iluminando a noite parisiense. Logo em seguida, 12 atletas, todos medalhistas paralímpicos e de diversas nacionalidades, levaram a chama olímpica até a pira. Eles foram acompanhados por mais de 150 dançarinos.

Brasil já briga por medalhas nesta quinta

As competições já começam na madrugada desta quinta (horário de Brasília). A natação é a modalidade com maior número de atletas brasileiros com chances de brigar pelo pódio. Serão 12 nadadores do país em ação na Arena La Défense, e 11 deles podem ganhar medalha — vão disputar as classificatórias pela manhã, no horário da França, e, caso avancem, vão fazer as finais no final da tarde e início da noite.

Deixe seu comentário

Só para assinantes