Topo

Rebeca lamenta decisão que mudou medalhista e defende 'pódio memorável'

Do UOL, em São Paulo

28/08/2024 05h30

Rebeca Andrade lamentou a retirada da medalha de bronze da ginasta Jordan Chiles (EUA) no solo, mas disse que isso não muda em nada o "pódio memorável" das Olimpíadas de Paris-2024.

O que aconteceu

A ginasta brasileira lamentou a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), que retirou a medalha de bronze de Chiles ao invés de premiar duas atletas com o bronze, mas afirmou que isso não muda em nada o peso daquele pódio.

É bem difícil a gente ficar nessa situação, porque é muita coisa da arbitragem. Eu não sei ao certo o que aconteceu, mas, pra mim, aquele pódio vai ser memorável pra sempre. Não importa quem ganhou, quem não ganhou, quem estava, quem não estava... A competição em si foi muito importante, sabe? Hoje em dia a gente vê muito mais meninas e mulheres pretas competindo, podendo incentivar, mostrando que é possível, alcançando lugares altos.Rebeca Andrade, em entrevista ao UOL

Simone Biles e Jordan Chiles reverenciaram Rebeca Andrade no pódio do solo nas Olimpíadas de Paris Imagem: REUTERS/Mike Blake

Simone Biles (prata) e Jordan Chiles fizeram reverência para Rebeca, ouro no solo, durante a premiação. O gesto culminou em uma das imagens mais icônicas de Paris-2024 e da história dos Jogos.

Independententemente do resultado final, a gente estava lá mostrando que a gente é capaz e que a gente pode fazer acontecer. É isso que eu quero que todas as pessoas pensem. Rebeca Andrade

Relembre o caso

A romena Ana Barbosu ficaria com o terceiro lugar. Mas a comissão técnica dos EUA pediu revisão da apresentação de Chiles. Com isso, ela subiu de 13.666 para 13.766 e foi ao pódio.

A Federação da Romênia, porém, contestou a mudança alegando que o recurso original foi registrado quatro segundos depois do limite de tempo, que fala em um minuto após a divulgação da nota. Com a decisão da CAS favorável à Romênia, Chiles pode ter de devolver a medalha de bronze, herdada então por Barbosu, que ficou em quarto lugar.

Em resposta, os EUA protocolaram uma carta oficial em que dizem ter provas de vídeo de que o pedido de revisão de nota foi, sim, feito a tempo (mais precisamente, com 47 segundos). Isso, porém, não foi reconsiderado.

Nesta semana, Simone Biles cobrou justiça após Chiles ter medalha cassada. Em entrevista à revista norte-americana People, Biles disse que a situação foi "uma verdadeira vergonha".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rebeca lamenta decisão que mudou medalhista e defende 'pódio memorável' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Olimpíadas