Bruna Alexandre inicia Paralimpíadas com vitória, após jogar Olimpíadas
Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)
29/08/2024 17h57
Bruna Alexandre estreou nos Jogos Paralímpicos com vitória. A mesatenista voltou a atuar em Paris menos de um mês após jogar as Olimpíadas.
Ela colocou o nome na história do nacional ao se tornar a primeira atleta brasileira a estar nas Olimpíadas e Paralimpíadas
O que aconteceu
Bruna Alexandre jogou o torneio de duplas mistas da classe XD17. Ela fez dupla com Paulo Salmin, e os brasileiros venceram os suecos Johnas Hansson e Anja Handen por 3 sets a 0, com parciais de 11/1, 11/4 e 11/8.
Com o triunfo, a dupla se classificou às quartas de final. Caso avancem na competição, Bruna Alexandre e Salmin garantem, ao menos, o bronze, uma vez que não há disputa de terceiro lugar no tênis de mesa paralímpico.
Bruna Alexandre permaneceu na França após as Olimpíadas. Ela deixou a Vila e foi para Troyes, cidade a 160 Km de distância da capital e onde a seleção paralímpica fez um período de aclimatação, e retornou à Vila no último dia 21.
Nas Olimpíadas, a mesatenista disputou o torneio de equipes. Ela formou parceria com as irmãs Bruna e Giulia Takahashi.
Ela jogou em dupla com Giulia e um jogo individual. Foram duas derrotas, mas Bruna mostrou força. No jogo individual, a atleta fez frente em alguns momentos do jogo e chegou a pressionar a sul-coreana — os dois resultados negativos foram por 3 sets a 0.
Ao fim dos confrontos, foi aplaudida pelos presentes ao ginásio e muito celebrada pelas companheiras. A mesatenista retribuiu o carinho da torcida e o apoio das companheiras.
Bruna Alexandre imagina que sua participação nas Olimpíadas vai além dos resultados. Ela quer se tornar um exemplo não apenas dentro do esporte.
Nas Paralimpíadas, a mesatenista atua na Classe 10. Ela teve o braço direito amputado quando tinha apenas três meses, devido a uma trombose, consequência de uma vacina aplicada à época.
Bruna tem quatro medalhas paralímpicas. Ela conquistou a prata no individual e bronze por equipes nos Jogos de Tóquio, e bronze no individual e por equipes nos Jogos do Rio.