Ouros no atletismo e taekwondo garantem o Brasil no top 3 das Paralimpíadas

Esta é a newsletter Diário de Paris, o guia do UOL sobre as Paralimpíadas. Para receber no seu email gratuitamente, basta se inscrever.

*********************

Se a natação foi o carro-chefe do Brasil no primeiro dia de disputas nas Paralimpíadas de Paris, o atletismo assumiu o seu posto de protagonista, nesta sexta-feira (30), ao conquistar três medalhas de ouro e uma de bronze. Ao todo, a delegação brasileira fechou o dia com dez medalhas e agora ocupa a terceira colocação no quadro geral, com 13. A China lidera, com 25.

Petrúcio Ferreira alcançou o tri nos 100m na classe T47 (deficiência nos membros superiores). Pouco antes, Ricardo Mendonça disparou para garantir o topo no pódio nos 100m da T37 (paralisados cerebrais), com o tempo de 11s07. Pela manhã (horário de Brasília), Júlio César Agripino dominou a prova dos 5.000m na T11 (deficiências visuais) e ficou com o ouro, além de quebrar o recorde mundial.

Mesmo com o ginásio lotado, a mineira Ana Carolina Moura se sagrou campeã na final da categoria até 65kg do taekwondo ao superar a francesa Djelika Diallo. Silvana Fernandes levou o bronze (até 57kg) ao derrotar Kamilya Dosmalova, do Cazaquistão.

O que esperar deste sábado

Nas piscinas o país terá cinco chances chegar às finais. O destaque é Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Ele vai disputar os 50m costas S2, enquanto Carol Santiago, que também tem chances de medalha, estará nos 100m costas S12. No atletismo, o dia terá o retorno de Verônica Hipólito, dona de duas medalhas na Rio-2016, mas que ficou de fora em Tóquio-2020 devido a um tratamento médico.

Outras duas medalhas já estão garantidas no tênis de mesa, com duas duplas na disputa das semifinais (não há briga pelo terceiro lugar). Logo às 6h (de Brasília), Bruna Alexandre e Dani Rauen pegam as australianas Na Lei Li e Qian Yang, pela duplas femininas WD20, enquanto Luiz Filipe Manara e Claudio Massad duelam contra os chineses Liu Chaodong e Zhao Yiqing, às 8h (de Brasília), pelas duplas masculinas MD18.

Deixe seu comentário

Só para assinantes