Carol Santiago vence 100m costas com recorde e leva 4º ouro paralímpico

A nadadora Carol Santiago venceu os 100m costas S12 (deficiência visual) nos Jogos de Paris e quebrou o recorde das Américas da prova. Ela conquistou a quarta medalha de ouro na carreira e igualou a velocista Ádria dos Santos como brasileira com mais títulos paralímpicos.

Eu estou muito feliz, a prova foi incrível. A melhor natação da minha vida. Estou muito satisfeita Carol Santiago

O que aconteceu

A brasileira fez a prova em 1min08s23, e bateu o recorde das Américas. A ucraniana Anna Stetsenko fechou com o tempo de 1m09s43 e ficou com a prata, enquanto a espanhola Maria Delgado Nadal fez em 1m11s33 e levou o bronze.

Tive o privilégio de ter uma francesa na minha série. Então a gente entrou com aquele público gritando e eu fiquei pensando: "Isso é pra mim, isso é pra mim!". Eu estou muito feliz!. Confesso que fiquei meio apreensiva ali no final, porque dei minha vida, e não sabia se tinha chegado à frente. Aí me avisaram: 'Comemora porque você ganhou!' Carol Santiago

Carol Santiago tem seis medalhas paralímpicas. Ela estreou nos Jogos em Tóquio, quando conquistou três ouros, uma prata e um bronze.

A atleta nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Ela praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico.

A nadadora igualou Ádria dos Santos. A velocista tem quatro ouros em Paralimpíadas, oito de prata e uma de bronze, entre Seul-1988 e Pequim-2008.

"Encaro [a marca], primeiramente, com uma grande satisfação de poder fazer parte desse grupo seleto de grandes nadadores paratletas brasileiros. Chegar a isso não estava nem nos meus pensamentos, mas isso é fruto de um trabalho muito sério, que a gente vem fazendo com todos os profissionais que estão comigo. Conseguimos conquistar tanta coisa importante... E dizer que eu sou fã demais da Ádria. Chegar junto dela, para mim. é uma honra", afirmou.

Carol ainda volta à piscina em Paris. Ela luta por mais quatro medalhas em provas individuais: nos 50m livre S13 no dia 2, 200m medley S13 no dia 3, 100m livre S12 no dia 4 e 100m peito SB12 no dia 5.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.