Escalado pela Globo, Ricardinho festeja o futebol de cegos: 'Aprendi muito'

Na busca pelo hexa paralímpico no futebol de cegos, o Brasil vai enfrentar a Argentina na semifinal, nesta quinta-feira (5), às 15h. A partida terá transmissão da Globo, com comentários do ex-meia Ricardinho. Mas qual é a ligação dele com a modalidade?

Ricardinho, que integrou a seleção no penta e teve passagens por clubes como Corinthians, São Paulo e Santos, tem um projeto social que abrange também o paradesporto e começou com o futebol de cegos.

A ideia surgiu para fazer a inclusão social através do esporte e devolver à sociedade um pouco do que o futebol me deu durante a carreira. A intenção inicial foi cuidar de crianças de 7 a 14 anos. Com o passar dos anos, tivemos a oportunidade de entrar e conhecer o paradesporto. O futebol de cegos foi nossa primeira ação e hoje temos outras modalidades.
Ricardinho, ao UOL

Atualmente, o projeto, presente em alguns municípios do Paraná, tem também basquete em cadeira de rodas, bocha e atletismo. Além disso, meninos e meninas, de 5 a 8 anos, na fase de iniciação ao futebol de cegos.

A equipe de futebol de cegos do Maestro da Bola atua no alto rendimento e participa de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Deficientes Visuais — no fim do ano, o Maestro da Bola vai disputar o Brasileiro em parceria com o Corinthians. Tiago da Silva, Cássio Lopes dos Reis e Jeferson da Conceição Gonçalves, o Jefinho, são do Maestro e estão no elenco que defende o Brasil em Paris, além disso do treinador Josinaldo Sousa, o Bamba, que é auxiliar da seleção.

Ricardinho tem projeto social que conta com time de futebol de cegos
Ricardinho tem projeto social que conta com time de futebol de cegos Imagem: Arquivo pessoal

Aprendi muita coisa nesse contato com o futebol de cegos. Aliás, continuo aprendendo. Tenho feito alguns jogos do futebol de cegos comentando e isso, para mim, é um prazer muito grande porque o objetivo é justamente dar cada vez mais espaço para a modalidade.
Ricardinho

"Você aprende valores de vida, de conduta, resiliência, equilíbrio emocional, de que, se tiver um objetivo na vida, é possível. Aprender que uma deficiência, seja qual for, não é restrição para praticar o esporte e ser um atleta de alto rendimento. Quando iniciei o projeto, achei que estaria oportunizando uma situação, mas, na verdade, eles é que todos os dias me dão a oportunidade de me passar valores", disse.

Além dos comentários de Ricardinho, a transmissão da Globo terá a narração de Everaldo Marques. Eduardo Moreno e Renato Redovalio serão a dupla no SporTV2.

Continua após a publicidade
Seleção brasileira de futebol de cegos celebra com torcida após jogo contra a Turquia pelas Paralimpíadas de Paris
Seleção brasileira de futebol de cegos celebra com torcida após jogo contra a Turquia pelas Paralimpíadas de Paris Imagem: REUTERS/Maja Smiejkowska

"Recebi o convite com muita alegria. Eu já tinha feito o amistoso do Brasil com a França e, agora, vou poder fazer esse clássico, em uma semifinal paralímpica. É motivo de orgulho e satisfação. Sem dúvida, esse jogo pode ter um impacto muito positivo para as pessoas com deficiência. Que essa visibilidade da TV Globo possa impactar as famílias e as pessoas com deficiência, não só se tratando de futebol de cegos, mas de várias modalidades para que eles possam procurar esses centros e se identificar com uma modalidade".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.