Chinês faz escudo com bolha de ar e derruba recordes na natação paralímpica

O chinês Jincheng Guo colecionou medalhas, pulverizou recordes e se tornou um dos nomes dos Jogos Paralímpicos de Paris. Mas não foram apenas os números que chamaram a atenção. A técnica utilizada pelo atleta na piscina despertou bastante curiosidade.

Jincheng Guo não tem os braços e compete na classe S5, que é voltada a atletas com limitações físico-motoras. Com a força das pernas, ele acelera na piscina e cria uma espécie de escudo de ar entre a água e a superfície, e atravessa os 50m da piscina praticamente submerso — apenas os pés são vistos durante as rápidas batidas.

Ele nada exatamente na linha da superfície, então ele não tem o rompimento de superfície como os outros, a única coisa que rompe a superfície dele é o splash da perna dele. Assim, ele não tem qualquer resistência frontal em relação ao nado, percorre todo o nado embaixo d'água.
Coach Alex Pussieldi comentarista de natação do Grupo Swim Channel

Em Paris, Guo conquistou ouro nos 50m livre, 50m borboleta, revezamento misto 4x50m livre 20 pontos e misto 4x50m medley 20 pontos. Além disso, conquistou a prata nos 100m livre e nos 50m costas.

O chinês ainda quebrou três recordes. Ele bateu a marca mundial e paralímpica nos 50m borboleta, com 30s28, e 50m livre, com 29s33, e superou a paralímpica revezamento medley, com 2m48s56.

Jincheng Guo, nadador paralímpico chinês
Jincheng Guo, nadador paralímpico chinês Imagem: Joel MARKLUND / OIS/IOC / AFP

"O Guo faz parte de uma geração de nadadores classe S5 que tem dominado a natação mundial desde a Rio-2016. O Rio marca o fim da Era Daniel Dias, que era o grande nome até ali, marca essa transição da S5. Os chineses tomaram o controle da classe e, tanto em Tóquio quanto em Paris, e nos Mundiais, têm batido os recordes e feito muitos pódios completos", ressalta Pussieldi.

"Hoje eles são recordistas mundiais dos revezamentos de classe baixa a 20 pontos, dominando cada vez mais. Uma geração nova. Ele, inclusive, é jovem, tem apenas 23 anos", continua.

Além do estilo de nado, Jincheng Guo também se sobressai por outro motivo. Ele não usa touca e nem trajes especiais — cai na piscina apenas com uma sunga roxa.

Continua após a publicidade

Os trajes tecnológicos continuam sendo muito importantes, e ele não utiliza, assim como a touca. Isso chama a atenção. Ele é o único da competição. Ele é, realmente, um fenômeno. A técnica dele, como eu disse, é fantástica.
Coach Alex Pussieldi comentarista de natação do Grupo Swim Channel

Guo Jincheng, da China, durante disputa da natação nas Paralimpíadas
Guo Jincheng, da China, durante disputa da natação nas Paralimpíadas Imagem: Ian MacNicol/Getty Images

Deixe seu comentário

Só para assinantes