Presidente do COI diz que Olimpíadas geraram dúvidas e 'noites sem dormir'
O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, revelou hoje que enfrentou "dúvidas" e "noites sem dormir" em relação à organização das Olimpíadas de Tóquio, que começam nesta semana após o adiamento de um ano de atraso devido à pandemia da covid-19.
Durante uma reunião do COI na capital japonesa, Bach admitiu que a decisão sem precedentes de adiar as Olimpíadas acabou sendo mais complicada do que ele esperava.
Os preparativos para a cerimônia de abertura na sexta-feira foram excepcionalmente desafiadores, já que Tóquio permanece em estado de emergência devido à pandemia, e a opinião pública japonesa tem se manifestado amplamente contra o evento, que será realizado sem a presença de público.
"Nos últimos 15 meses, tivemos que tomar muitas decisões em bases muito incertas. Tínhamos dúvidas todos os dias. Temos deliberado e discutido. Houve noites sem dormir", disse Bach.
"Isso também pesou sobre nós, pesou sobre mim. Mas, para chegar até hoje, tínhamos que dar confiança, tínhamos que mostrar uma saída para essa crise", destacou.
Protestos foram realizados durante a presença do dirigente alemão no Japão, onde a última pesquisa do jornal Asahi Shimbun mostrou que 55% dos consultados eram contrários à realização dos Jogos neste momento.
"Podemos finalmente ver o fim do túnel escuro", afirmou Bach.
"O cancelamento nunca foi uma opção para nós. O COI nunca abandona os atletas. Nós o fizemos pelos atletas", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.