Vela: Martine Grael e Kahena Kunze caem dez posições no 49erFX
29/07/2024 13h42
As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze caíram dez posições na classificação geral do 49erFX nesta segunda-feira (29). A dupla somou muitos pontos e caiu da quinta para a 15º colocação.
Mesmo com os ouros na Rio-2016 e em Tóquio-2020, Martine Grael e Kahena Kunze não são as grandes favoritas em Paris 2024. Isso porque elas vêm de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. Porém,no último domingo (28), elas mostram que iriam brigar novamente pelo pódio olímpico, terminando o dia na quinta colocação geral com 11 pontos.
O desempenho animador não chegou perto de se repetir nesta terça-feira, e a chance de medalha ficou bastante complicada. Na primeira regata do dia, a quarta no total, as brasileiras largaram sob bandeira preta e foram desqualificadas da prova (21º lugar). Em seguida, elas tiveram mais duas etapas fracas, com as posições de número 15 e 13. Assim, elas somam 56 pontos em suas cinco melhores regatas, já contando com o descarte do pior resultado, caindo para o 15º lugar geral.
A dupla Martine Grael e Kahena Kunze ainda tem mais seis regatas para se recuperar e buscar a classificação para a regata de medalha. No entanto, o caminho fica difícil para pensar em pódio. Para se ter noção a equipe líder, a França, está com apenas 10 pontos. Enquanto a Holanda, com 20, e a Itália, com 28, completam o pódio.
49er
Já na vela 49er masculino, Marco Grael e Gabriel Simões representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Nas três regatas no domingo, eles alcançaram a 20ª, 14ª e 16ª colocações. Nesta segunda (29), eles ficaram nas seguintes posições: 20º, 16º e 19º. Assim, eles permanecem na 20ª e última colocação geral. Os líderes do momento são a Nova Zelândia (14 pontos), a Irlanda (19) e a Espanha (28). Vale lembrar que são doze regatas até a disputa por medalhas.
Windsurf com atrasos
Por fim, as competições do Windsurf no IQFoil, que não aconteceram no domingo (28) por conta dos ventos baixos, também não foram concluídas nesta segunda-feira (29). Por lá, apenas uma regata de dezesseis foi disputada. Nela, o brasileiro acabou largando em bandeira preta e foi desclassificado (25º)