Gustavo Bala Loka avança à final no BMX Freestyle em Paris

Gustavo Bala Loka classificou-se para a final do BMX Freestyle em prova disputada nesta terça-feira (30), na Arena de Esportes Urbanos, pelos Jogos Olímpicos de Paris. O brasileiro ficou na 8ª posição e volta para a disputa decisiva nesta quarta-feira (31), às 9:44.

O brasileiro participou da segunda bateria, junto com três dos maiores favoritos para o pódio. São eles o francês Anthony Jeanjean, o britânico Kieran Reilly, além do atual campeão olímpico Logan Martin, da Austrália.

Bala Loka somou 85.51 na primeira passagem e depois teve uma ligeira melhora, com 86.07. Com a média de 85.79, ele ficou dentro da lista dos nove melhores atletas para a final.

"Muito feliz de estar participando realmente das Olimpíadas, ser o primeiro BMX brasileiro a representar o Brasil. E estar e fm uma final olímpica é incrível" celebra Gustavo. Embora esteja feliz pela classificação, o atleta de Carapicuíba (SP) destaca que tem passado com frequência para finais importantes e que guardou algumas manobras para a decisão.

"Hoje eu dei uma segurada. Hoje eu fiz o... não básico, não é? Porque não é um básico aqui (Olimpíada). Mas fiz uma volta boa pra estar e m umafinal. Tive alguns erros, mas jogamos o nosso melhor na última volta agora. E amanhã tem mais", considera.

A qualificatória foi liderada por Kieran Reilly, com 91.21. O norte-americano Marcus Christopher fez a segunda média (89.48), enquanto Logan Martin fechou o top 3 (89.39). Líder do ranking mundial Jeanjean ficou na quinta colocação, com 87.58, o que causou vaias do público francês.

Classificação olímpica

O paulista de 21 avançou para a disputa em Paris ao ficar entre os seis melhores atletas da Série de Classificação Olímpica. Na etapa de Xangai (China), ele ficou no oitavo lugar. Mas cresceu de rendimento em Budapeste (Hungria) e fechou em quarto.

Gustavo tem como principais conquistas o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, além de dois bronzes em Campeonatos Pan-Americanos, em 2022 e 2023.

Continua após a publicidade

Ele foi o primeiro brasileiro a ficar em um top 10 de uma etapa da Copa do Mundo. Já no Mundial de 2024, ficou no décimo lugar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes