Calderano supera francês e a torcida para seguir às quartas
31/07/2024 11h46
O sonho da primeira medalha olímpica para o Brasil no tênis de mesa continua! Nesta quarta-feira (31), Hugo Calderano superou a torcida e o rival francês Alexis Lebrun nas oitavas de final do torneio. A vitória do mesatenista brasileiro veio pelo placar de 4 sets a 1, com parciais de (3/11, 11/5, 11/6, 11/3 e 11/8). Assim, Calderano iguala a melhor campanha da história do país em Jogos Olímpicos, que também era dele.
Antes do jogo, houve uma grande surpresa na disputa do tênis de mesa de Paris-2024. O chinês Wang Chuqin, número 1 do ranking mundial, caiu na segunda rodada para o sueco Truls Möregårdh. A surpreendente notícia é excelente para Hugo, visto que o chinês estava na chave do brasileiro.
Relacionadas
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O jogo
Atual número 6 do mundo, Calderano não teve vida fácil diante do francês, que é 16º do ranking. Embalado com a vitória do irmão, Felix, Alexis dominou completamente a primeira parcial. O francês atacou bem e abriu 6/1 logo no início do set. O brasileiro não conseguiu encaixar as devoluções e viu a vantagem se estender até Lebrun fechar em 11/3.
Hugo voltou diferente para a segunda parcial. Mais ativo, o brasileiro abriu 5/1 no começo do set, mas viu o francês encostar no placar em 7/5. Porém, o brasileiro deu fim a reação do rival, emendou quatro pontos seguidos e empatou a partida.
Diferente dos anteriores, o terceiro set começou com mais equilíbrio, com os dois atletas alternando vantagens. Calderano, então, marcou cinco pontos em sequência e abriu 10/4 para encaminhar a virada.
Calderano manteve a pegada no começo do quarto set e abriu 2/0 no placar. O técnico de Alexis Lebrun, então, pediu uma parada técnica para esfriar o jogo. Na volta, o francês se recuperou e empatou em 3/3. Mas não teve jeito, Hugo voltou a dominar, fez mais oito pontos seguidos e fechou o set em 11/3.
A quinta parcial parecia se encaminhar para uma vitória tranquila de Hugo Calderano. O brasileiro começou bem e abriu 5/1 no placar. Porém, Lebrun reagiu bem e encostou no placar em 8/7. Então, Calderano gastou a sua única parada técnica, recuperou o fôlego e fechou a partida!
Próximo confronto
Com o triunfo, Hugo Calderano terá pela frente o vencedor do duelo entre o japonês Shunsuke Togami (15º) e o sul-coreano Jang Woo-jin (13º).