Ana Sátila e Pepê Gonçalves começam bem no caiaque cross

Os brasileiros Ana Sátila e Pepê Gonçalves realizaram boas descidas na tomada de tempo da prova do caiaque cross dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Representantes do país na canoagem slalom, eles terminaram entre os cinco melhores classificados e avançaram muito bem para a fase seguinte, que acontece neste sábado (3), a partir das 10h30 (horário de Brasília). A disputa, presente nos Campeonatos Mundiais desde 2017, estreia no programa olímpico na França.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A partir da próxima rodada da prova, os atletas competem entre si simultaneamente, buscando chegar no final percurso no menor tempo possível. Ao todo, o trajeto possui seis portões no sentido da correnteza e outros dois no sentido contrário. Caso o canoísta perca um dos portões, ele será desclassificado da disputa. Além disso, em uma parte pré-definida, os competidores são obrigados a executar o caiaque roll, que consiste em completar uma rotação de 360 graus com o caiaque, entrando de cabeça na água.

No fim, os dois melhores avançam à próxima fase e isso se repete até chegar na grande decisão, onde são distribuídas as medalhas de cada naipe. Na rodada inicial, Ana irá enfrentar a britânica Kimberley Woods, atual campeã mundial da prova e que realizou uma tomada de tempo mediana, e a holandesa Martina Wegman, dona de cinco medalhas em etapas da Copa do Mundo. Pepê Gonçalves, por sua vez, tentará superar o chinês Quan Xin e o iraniano Amir Rezanejad, que defende a bandeira da Equipe de Refugiados do COI.

Abertura da nova prova para os brasileiros

Na sua tomada de tempo no caiaque cross, Pepê foi o 28º atleta a cair na água na disputa masculina. Com uma postura muito agressiva, ele realizou uma ótima descida e fechou na marca de 66s41, assumindo a liderança momentânea da prova. No fim, o brasileiro acabou em segundo lugar, atrás do britânico Joe Clarke (66s08).

Já no feminino, Ana Sátila também representou muito bem o Brasil na disputa. Ela iniciou muito veloz, perdeu um pouquinho de tempo na segunda metade da descida, mas finalizou com a boa marca de 72s64. Ao final da rodada, a canoísta mineira foi a quinta melhor colocada. Liderança geral para a francesa Camille Prigent, que alcançou o tempo de 70s33.

Deixe seu comentário

Só para assinantes