Martine Grael e Kahena Kunze ficam em 8º na Vela 49er FX

Encerrada a participação das bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze em Paris-2024. As brasileira participaram, nesta sexta-feira (2), da regata de medalha da Vela 49er FX. Elas completaram a prova em 5º lugar e ficaram na 8º colocação final. O Brasil também entrou em ação nas disputas do windsurf e dinghy.

+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP 

Final protocolar

Atuais bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze não foram para Paris-2024 como as grandes favoritas da categoria. Isso porque elas vieram de um ciclo olímpico bem abaixo e sem pódios nas principais competições. Havia, no entanto, uma expectativa de que elas pudessem dar a volta por cima em Paris-2024 e consolidar a hegemonia no 49er FX.

Espectativa, esta, que não foi consolidada durante os cinco dias de competição. Nas primeiras três regatas elas animaram a torcida brasileira, ficando no 5º lugar geral. Porém, nas seis regatas seguintes elas tiveram resultados bastante abaixo e caíram para a 15ª colocação. Já nas três últimas regatas as bicampeãs reagiram e subiram sete posições para conquistar a classificação à regata de medalha.

Todavia, não havia chances de medalha para as brasileiras na disputa de hoje. Na final, a pontuação obtida durante as doze regatas iniciais é mantida. Ou seja, como Grael e Kunze tinham 102 pontos enquanto as terceiras colocadas tinham 74, não era possível matematicamente ultrapassá-las. A participação das brasileiras, então, era apenas protocolar e valia a busca da melhor colocação possível na modalidade.

Na prova, as brasileiras tiveram um bom desempenho e brigaram sempre entre as primeiras colocadas. O tempo delas foi de 18min42s, suficiente para garantir a 5ª colocação mas 15 segundos atrás das líderes suecas. Com 112 pontos no total, Martine Grael e Kahena Kunze ficaram na 8ª colocação geral. O pódio teve a Holanda com o ouro (74), Suécia com a prata (76) e França com o bronze (79).

Windsurf

Já as competições do Windsurf no IQFoil terminaram para o brasileiro Mateus Isaac ontem (1º). Ele teve os seguintes resultados: desclassificado (25º), 2º, 14º, 8º, 13º, 15º, 16º, 18º, 15º, 8º, 20º, 16º e 5º. Eram previstas mais sete regatas, porém, devido aos sucessivos atrasos as disputas foram canceladas, indo diretamente para a regata de medalha. O brasileiro ocupava a 16ª colocação geral e ficou de fora da disputa.

Dinghy

Na classe ILCA 7 (Laser) da Vela em Paris-2024, Bruno Fontes deu início a sua terceira participação olímpica na carreira ontem (1º). O brasileiro competiu em duas regatas, chegando na 31ª colocação em ambas. Nesta sexta-feira, ele voltou em ação para mais duas regatas, nas quais ficou na 6ª e 30ª colocações. Assim, ele soma 67 pontos e ocupa a 29ª posição geral. Ao todo, são 10 etapas até a regata final, mas apenas o top-10 avança à decisão.

Continua após a publicidade

No ILCA 6 (Laser Radial), Gabriella Kidd fez a sua estreia em Jogos Olímpicos. Foram três regatas disputadas entre ontem e hoje, com as seguintes colocações: 15º, 6º e 15º. Assim, já com o descarte, a brasileira soma 21 pontos e ocupa a 10ª posição geral. Lembrando que apenas o top-10 se classifica para a regata final.

Por fim, na classe 470 mista da Vela os brasileiros Henrique Duarte Haddad e Isabel Swan completaram as duas primeiras regatas em 12º lugar. Dessa forma, eles somam 24 pontos e ocupam a 15ª colocação geral.

Deixe seu comentário

Só para assinantes