Brasil avança para as quartas na disputa por equipes do judô

Após conquistar três medalhas individuais, a seleção brasileira de judô voltou ao tatame neste sábado (3) para a disputa por equipes dos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe foi venceu o Cazaquistão pelas oitavas de final e vai enfrentar a Alemanha na disputa realizada na Arena Champ-de-Mars.

Bicampeã mundial e campeã olímpica na Rio-2016, Rafaela Silva foi a primeira brasileira a lutar. Ela enfrentou Abiba Abuzhakynova na disputa entre judocas de até 57 kg e venceu com um ippon (Soto-makikomi).

Em seguida, quem subiu ao tatame foi Daniel Cargnin, bronze em Tóquio-2020. O gaúcho teve pela frente Daniyar Shamshayev, na disputa abaixo dos 73 kg, e perdeu por ippon (Uchi-mata-sukashi), faltando 24 segundos para o término do combate. O brasileiro vencia por wazari.

Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-2008, colocou o Brasil à frente do placar mais uma vez. Ela superou Esmigul Kuyulova, no combate entre judocas com até 70 kg, com dois wazaris. Em ambos, aplicou um Sumi-gaeshi.

Novo empate

No quarto combate, a mesma história entre os homens se repetiu. Rafael Macedo vencia por wazari, mas foi finalizado (Ude-hishigi-juji-gatame) a 23 segundos para o fim da luta por Abylaikhan Zhubanazar, na categoria até 90 kg.

Campeã olímpica no dia anterior, Beatriz Souza voltou ao tatame para enfrentar Kamila Berlikash. Na disputa entre atletas com mais de 70 kg. Ela conseguiu um wazari (O-uchi-gari) já no golden score para colocar o Brasil novamente em vantagem.

Coube a Leonardo Gonçalves encerrar a disputa. Ele conquistou um wazari (Harai-goshi) e, em seguida, aplicou um um Ude-hishigi-juji-gatame, para vencer por ippon. O duelo foi contra Nurlykhan Sharkhan, na categoria acima de 90 kg.

O judô brasileiro conquistou uma medalha de cada cor em Paris-2024. Larissa Pimenta ficou com o bronze na categoria até 52 kg. No mesmo dia, Willian Lima faturou a prata nos 66 kg. Por fim, Beatriz Souza levou o ouro na divisão acima de 78 kg.

Continua após a publicidade

Este é o último dia de competições do judô. As competições continuam na Arena Champ-de-Mars, que vai sediar a luta.

Deixe seu comentário

Só para assinantes