Topo

Olimpíadas: quem o Brasil vai enfrentar nas quartas do vôlei masculino

Jogadores do Brasil comemoram ponto durante o jogo contra o Egito, pelo vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris - Siphiwe Sibeko/Reuters Jogadores do Brasil comemoram ponto durante o jogo contra o Egito, pelo vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris - Siphiwe Sibeko/Reuters
Jogadores do Brasil comemoram ponto durante o jogo contra o Egito, pelo vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris Imagem: Siphiwe Sibeko/Reuters

03/08/2024 08h19

Depois de perder as duas primeiras partidas do vôlei masculino para Itália (3 a 1) e Polônia (3 a 2), o Brasil garantiu a classificação para as quartas de final ao vencer o Egito por 3 a 0. Terceiro colocado do Grupo B, a seleção brasileira ainda depende dos últimos resultados da terceira rodada, que só termina neste sábado, para saber quem será seu adversário da próxima fase das Olimpíadas de Paris.

Brasil vai terminar a primeira fase em sétimo

A classificação para as quartas foi garantida porque o Brasil não pode mais ser alcançado no set average pela Sérvia, terceira colocada do Grupo A do vôlei masculino. Mesmo que os sérvios vençam o Canadá no sábado por 3 a 0, eles ficam atrás da seleção brasileira. Portanto, com a vitória dos Estados Unidos por 3 a 1 sobre o Japão, a equipe de Bernardinho ficou também na frente dos asiáticos e vai ser o sétimo colocado na tabela geral da fase de grupos.

Brasil tem quatro possíveis adversários

Com o sétimo lugar, o Brasil vai enfrentar nas quartas de final a equipe com a segunda melhor campanha da primeira fase. Por enquanto, o único time com 100% de aproveitamento é a Itália, que venceu seus dois jogos e soma seis pontos. Se vencer a Polônia neste sábado por 3 a 0 e 3 a 1, vai terminar com a melhor campanha da primeira fase. Assim, a seleção brasileira escaparia de um confronto contra os italianos, que a venceu por 3 a 0 na estreia, e teria pela frente os Estados Unidos.

Se a Itália vencer a Polônia no tie-break, ela tem chance de ser a adversária do Brasil porque terminaria empatada em pontos e sets average com os Estados Unidos. Nesse caso, a definição de quem ficaria com a melhor campanha dependeria do point average.

Agora, se a Polônia vencer a Itália por 3 a 0, fica com a melhor campanha da primeira fase e, assim, o Brasil enfrentará os Estados Unidos. Se vencer por 3 a 1, fica empatada com os americanos em pontos e sets average. Novamente, a definição do líder da primeira fase e, consequentemente, do adversário da seleção brasileira dependeria do point average.

Por fim, se a Polônia vencer a Itália no tie-break, os Estados Unidos ficam com a melhor campanha e o Brasil enfrenta a Eslovênia, que ficará com o segundo lugar da primeira fase.


Olimpíadas