Brasil vence França no goalball e reforça busca pelo bi das Paralimpíadas

PARIS - Medalha de ouro no goalball masculino nos últimos Jogos Paralímpicos, o Brasil estreou na França contra os donos da casa e venceu por 8 a 5. André Dantas foi o grande nome da partida, com quatro gols, todos na primeira etapa, quando o jogo estava bastante amarrado.

A partida entregou um alto nível do começo ao fim. Muito equilíbrio, alternância na liderança e belas jogadas, com arremessos precisos e defesas elásticas que enlouqueciam o público presente.

A torcida foi um espetáculo à parte. Com os franceses curtindo o primeiro jogo de sua seleção de goalball em casa e os brasileiros, como sempre, barulhentos, qualquer janela de tempo que permitisse barulho era correspondida com muitos gritos.

O goalball precisa de silêncio durante o jogo em si, já que os atletas estão vendados e precisam ouvir o guizo que fica dentro da bola. Mas, sempre que possível, os próprios jogadores chamavam a torcida para participar e incentivavam gritos e cantos, que em milésimos de segundo eram correspondidos.

"Jogar com o ginásio cheio torcendo pelos nossos adversários foi uma sensação que mexeu bastante com nossas emoções, mas mantivemos os pés no chão e sabíamos qual era a proposta do nosso jogo. Temos de manter o foco naquilo que viemos fazer", analisou o brasiliense Dantas, de 29 anos.

O JOGO

Os franceses abriram o placar com Elias Ouni ainda com um minuto de jogo, mas os brasileiros empataram no arremesso seguinte com André Dantas. Ouni, mais uma vez balançou a rede brasileira - agora aproveitando uma falta - mas logo André, de novo, deixou tudo igual.

Com o intervalo se aproximando, veio a virada em um gol chorado de Josemarcio Souza, e aí foi a vez dos donos da casa buscarem o empate, para delírio do ginásio. O placar estava em 3 a 3, e André Dantas voltou a aparecer logo com mais dois gols. Entretanto, os franceses ainda reagiram e foram para o intervalo apenas um gol atrás: 5 a 4.

Com três minutos de jogo na etapa complementar, o Brasil voltou a abrir dois gols de diferença, com Leomon Moreno vencendo a defesa rival. Menos de um minuto depois, Romario Marques deixou o marcador em 7 a 4. E além disso, o camisa 6 logo fez mais um, abrindo uma vantagem confortável para os brasileiros na metade do segundo tempo.

Continua após a publicidade

A torcida francesa seguiu empolgada mesmo com os visitantes abrindo vantagem, e Ambroise Daudin correspondeu com um gol. No mais, a reação francesa não teve fôlego. Os atletas do Brasil seguiram com um ótimo trabalho na defesa e impediram que a vantagem fosse cortada.

AGENDA

O grupo do Brasil é o A, com Estados Unidos e Irã, além da França. Já nesta sexta-feira, 30, os brasileiros encaram o time dos EUA, às 4h (horário de Brasília), e no sábado o duelo contra os iranianos é às 12h30 (horário de Brasília).

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Na disputa do goalball feminino, o Brasil estreou mais cedo, com um grande empate contra a Turquia, atual bicampeã olímpica e campeã mundial. O resultado foi celebrado pelas atletas, que estão focadas em conquistar a primeira medalha brasileira na modalidade entre mulheres.

Deixe seu comentário

Só para assinantes