Cátia e Joyce Oliveira garantem primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas

Ainda não dá para saber a cor, mas Cátia Oliveira e Joyce Oliveira garantiram na manhã desta quinta-feira a primeira medalha do Brasil no tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos. Pelas quartas de final da classe WD5, as brasileiras derrotaram as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman com parciais de 11/1, 11/7 e 11/4 e se classificaram para as semifinais.

Como não há disputa pelo terceiro lugar na modalidade, quem avança entre as quatro melhores duplas já garante, no mínimo, o bronze.

Cátia Oliveira e Joyce Oliveira enfrentam agora as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiu. As asiáticas são cabeças de chave número 1 do torneio, entraram de bye nas quartas e estreiam na competição na semifinal. A partida da semifinal está marcada para às 7h (de Brasília) desta sexta-feira (30).

Pela mesma classe, Carla Azevedo e Marliane Santos também jogaram pelas quartas de final, mas não tiveram a mesma sorte. Elas foram derrotadas na estreia pelas chinesas Liu Jing e Xue Juan por 3 a 0 com parciais de 11/5, 11/4 e 11/2.

Classificadas para a semifinal, as chinesas vão enfrentar as vencedoras do confronto entre as tailandesas Dararat Asayut e Chilchitparyak Bootwansirina e as italianas Michela Brunelli e Giada Rossi.

Massad e Manara também avançam

Pela classe MD18 masculina, Luiz Filipe Manara e Cláudio Massad superaram a dupla número 1 do mundo, formada pelos espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas, por 3 a 1 (9/11, 11/9, 11/9 e 11/6) e se classificaram às quartas de final. Eles irão enfrentar na próxima fase os franceses Mateo Boheas e Thomas Bouvais. Se baterem os donos da casa, também garantem medalha.

Derrotas

A dupla formada pela brasiliense Carla Maia e pela mineira Marliane Santos perderam para as chinesas Jing Liu e Juan Xue por 3 sets a 0 (11/5, 11/4 e 11/2) e foram eliminadas pela classe WD5.

Continua após a publicidade

Na classe WD20, a carioca Sophia Kelmer e a paulista Jennyfer Parinos foram superadas pelas chinesas Guiyan Xiong e Chunxiao Hao, também por 3 sets a 0 (11/1, 11/5 e 11/7) e foram eliminadas nas oitavas de final.

Deixe seu comentário

Só para assinantes