Débora Menezes sente lesão e perde semi no parataekwondo
Paris - Débora Menezes perdeu a disputa das semifinais no para taekwondo e vai disputar o bronze. Ela foi superada por Guljonoy Naimova, do Uzbequistão, a mesma adversária para quem perdeu a final paralímpica de Tóquio-2020. A brasileira sentiu uma lesão na panturrilha esquerda e deixou o tapete do Grand Palais mancando. Mas o técnico Rodrigo Martins afirmou para o OTD que ela vai retornar para disputar a medalha.
A paulistana foi prata em Tóquio-2020 na categoria de 58 kg justamente contra a uzbeque, mas ambas subiram de peso para o ciclo atual. Em disputa entre atletas com mais de 65 kg, Débora foi prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023, e bronze no último Mundial, disputado em Veracruz, no México.
Já a adversária foi campeã do Mundial de Istambul, na Turquia, em 2021. Ela também conquistou o ouro dos Jogos Para-Asiáticos de Hangzhou, na China, em 2022.
O duelo começou amarrado, sem pontos no primeiro minuto e meio. Foi quando a uzbeque teve um chute computado, para abrir 2 a 0, enquanto Débora sentiu dores no pé esquerdo. A brasileira passou por dois atendimentos médicos, retornou para a luta, mas continuava mancando.
O técnico Rodrigo Martins pediu um tempo técnico para que a atleta pudesse se recuperar. Débora voltou para o combate, mas demonstrou dificuldade para encaixar golpes. Já a oponente aproveitou oportunidades de contrataque para fazer 6 a 1 a pouco mais de um minuto para o fim da luta. O combate terminou em 9 a 3 para Guljonoy.
Débora passou pela zona de entrevistas com dificuldade para andar. O treinador dela disse que ela vai tomar remédios para amenizar as dores e garantiu que ela volta para a repescagem. A brasileira vai enfrentar a marroquina Rajae Akermach às 15h06, no horário de Brasília.
Nas quartas de final, Débora venceu a espanhola Dalia Santiago. O duelo contra a número 5 do mundo foi equilibrado. A parte final foi eletrizante, com intervenções de ambos os lados para a revisão de golpes e punições. A brasileira venceu por 17 a 15.
O parataekwondo brasileiro já conquistou duas medalhas. Na sexta-feira, Ana Carolina Moura levou o ouro na categoria até 65 kg, enquanto Silvana Fernandes faturou o bronze entre atletas com até 57 kg.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.