Gabrielzinho passa em 1º e quebra recorde continental nos 50m na natação

Chuva de brasileiros nas finais e recorde continental Na manhã deste sábado (31), ocorreu mais um dia das classificatórias da natação dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na Paris La Defense Arena. Gabriel Araújo foi, novamente, o destaque brasileiro, conquistando a vaga na final em 1º e quebrando o recorde das Américas. Além do mineiro, Maria Carolina Santiago (1º), Wendell Belarmino (6º), Douglas Matera (6º) e Matheus Souza (7º) também disputarão suas respectivas finais.

50m costas S2 masculino

Outro dia, outra categoria, mas o show continua o mesmo. Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, passou em 1º na sua bateria e no ranking geral com o tempo de 53s67. Além de conseguir a ponta da tabela, o nadador quebrou o recorde das Américas, que era dele mesmo. Na final da categoria em Tóquio 2020, ele havia feito o tempo de 53s96, conquistando o ouro e impondo o (antigo) recorde.

Vladimir Danilenko (Rússia), Alberto Abarza (Chile), Jacek Czech (Polônia), Cristopher Gregório Tronco (México), Roman Bondarenko (Ucrânia), Rodrigo Santillan (Peru) e Jesus Rey López (México) duelarão contra Gabriel Araújo pelo pódio da categoria ainda hoje, às 14h30.

100m costas S12 feminino

Na categoria para os atletas com certo grau de deficiência visual, o Brasil esteve presente nas duas pontas da tabela, isso porque Maria Carolina Santiago levou a 1ª colocação da segunda bateria e, consequentemente, o 1º lugar da classificatória, com 1min09s60. Já na outra ponta, Raquel Viel estava na mesma bateria que Santiago, porém não conseguiu ir tão bem quanto a pernambucana, acabou no 10º lugar do ranking geral e não avançou para a final.

Entretanto, Carolina Santiago busca melhorar seu tempo para superar seu bronze em Tóquio 2020. Em 2021, a nadadora ficou em 3º com o tempo de 1min09s18, apenas alguns centésimos mais veloz que na classificatória em Paris.

Anna Stetsenko (Ucrânia), Maria Delgado (Espanha), Ayano Tsujiuchi (Japão), Jenna Jones (Austrália), Karina Petrikovicova (Eslováquia), Leane Morceau (França) e Naomi Schwarz (Alemanha) disputarão a final contra Carolina Santiago ainda hoje, às 12h37.

50m livre S11 masculino

Na última disputa com brasileiros pela manhã, Wendell Belarmino e Matheus Souza, nadadores com deficiência visual quase total, avançaram para a final em 6º e 7º, respectivamente. Ambos os atletas estiveram na mesma bateria, Belarmino fez um tempo de 26s76 e conquistou o 2º lugar, enquanto Matheus completou a prova em 26s91 e ficou em 3º.

Continua após a publicidade

Os brasileiros disputarão a final, que será hoje, às 15h35, contra David Kratochvil (República Tcheca), Dongdong Hua (China), Bozun Yang (China), Keiichi Kimura (Japão), Edgaras Matakas (Lituânia) e Danylo Chufarov (Ucrânia).

100m costas S12 masculino

O único brasileiro que disputou a prova foi o carioca Douglas Matera, que conseguiu se classificar. O nadador passou em 3º na primeira bateria, com 1min04s19. No ranking geral da qualificatória, Matera conquistou a 6ª posição e avançou para a final.

Além de Matera, Stephen Clegg (Grã-Bretanha), Raman Salei (Azerbaijão), Yaroslav Denysenko (Ucrânia), Dzmitry Salei (Bielorrússia), Maksim Vashkevich (Bielorrússia), Maulana Yavianda (Indonésia) e Alex Villarejo (Espanha) disputarão a final ainda hoje, às 12h30.

200m livre S14 masculino

Na categoria para nadadores com algum grau de deficiência intelectual, Gabriel Bandeira não conseguiu repetir o desempenho de Tóquio. O multicampeão terminou em 5º na sua bateria e em 9º na colocação geral, com um tempo de 1min59s65. O brasileiro não conseguiu avançar para a final, mas está na reserva caso algum nadador não possa ir à piscina.

Continua após a publicidade

Contudo, Nicholas Bennett (Canadá), William Ellard (Grã-Bretanha), Jack Ireland (Austrália), Juan Esteban Garcia (Colômbia), Tsun Cheung (Hong Kong), Dmytro Vanzenko (Ucrânia), Alexander Hillhouse (Dinamarca) e Wai Tang (Hong Kong) disputarão a final às 12h44 de hoje.

Deixe seu comentário

Só para assinantes