Arthur Silva imobiliza britânico e ganha o ouro paralímpico

PARIS - Arthur Silva conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Neste sábado (7), o judoca brasileiro fez uma campanha perfeita na categoria até 90kg J1. Na decisão, ele bateu o britânico Daniel Powell para faturar o título inédito. Essa foi sua quarta participação no principal evento do judô mundial e seu primeiro pódio.

+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024

Título com imobilização

O combate entre Arthur Silva e Daniel Powell começou com os atletas em postura de muito estudo, observando as ações e sem tanta combatividade. Com 32 anos, o potiguar passou a imprimir mais volume de luta e, desta forma, o britânico foi punido com shido por falta de combatividade faltando pouco mais de dois minutos para o término da luta.

Na sequência da luta, com cronômetro marcando pouco mais de um minuto para o encerramento, Arthur Silva conseguiu um waza-ari com a utilização da técnica ko-soto-gari. Assim que aplicou o golpe, o brasileiro já caiu imobilizando Daniel Powell e, com yoko-shiho-gatame, o novo campeão paralímpico neutralizou o britânico por mais dez segundos e ganhou o enfrentamento com dois waza-aris, que se transformaram em um ippon.

Trajetória da conquista

Arthur Silva estreou nos -90kg J1 com vitória tranquila diante do uzbeque Turgun Abdiev em luta válida pelas quartas de final. Embora o duelo tenha sido relativamente longo, o brasileiro confirmou a vitória com um ippon.

Para conquistar sua vaga na final, Arthur Silva não deu chances para o turco Yasin Cimciler. Depois de abrir a luta com waza-ari, o brasileiro aproveitou o desespero do rival e aplicou um ippon para encerrar o confronto.

Começo e conquistas

Arthur Silva teve retinose pigmentar e começou a perder a visão quando tinha 2 anos. Aos 18, ele ficou cego. Antes disso, na adolescência, quando não conseguia mais jogar futebol ou andar de bicicleta por causa da cegueira, o potiguar iniciou os treinos no judô. Ele gostou bastante da modalidade e passou a se dedicar somente a ela.

Continua após a publicidade

Além do ouro paralímpico em Paris-2024, Arthur Silva soma uma prata na categoria até 90kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, prata nos Jogos Mundiais da IBSA 2023, bronze no Mundial de Baku 2022, prata nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019, ouro no Campeonato das Américas 2018 no Canadá e no Campeonato das Américas 2017 em São Paulo, e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Deixe seu comentário

Só para assinantes