Champions de Macau coroa Lin Shidong e Sun Yingsha
O Champions Macau foi o primeiro torneio importante WTT depois de Paris-2024, a décima edição do tênis de mesa em Jogos Olímpicos. Mas compreensivelmente, após a realização do principal evento do ano para a modalidade, vimos presente na chave masculina em Macau apenas um dos quatro semifinalistas na capital francesa: o vice-campeão olímpico Truls Moregard. Apesar disso, o grande destaque do evento foi o jovem chinês Lin Shidong, que levou o título no masculino.
Wang Chuqin x Truls Moregard
E um dos atrativos do Champions Macau era possibilidade de novo duelo entre o sueco Moregard e o líder do ranking Wang Chuqin. Lembrando que Chuqin, um dos grandes favoritos ao ouro olímpico individual, foi eliminado por Moregard entre os 32 em Paris. E até então, o chinês vinha de oito vitórias e nenhuma derrota para o sueco. Muitos atribuíram a "zebra" ao incidente no dia anterior, quando Chuqin teve sua raquete principal pisada por um fotógrafo após a final de duplas mistas. Mas o próprio Chuqin tratou de dizer que sua derrota para Moregard não tinha nada a ver com a raquete.
Fato é que este duelo não era para acontecer no Champions Macau. Truls Moregard venceu seus dois primeiros jogos - diante do japonês Togami e depois, do inglês Pitchford, ambos por 3 a 1. Mas caiu nas quartas para o taiwanês Kao Chen Jui por 3 a 2. Lembrando que Kao foi eliminado por Moregard nas oitavas de final em Paris, por 4 a 1.
Lin Shidong faz campanha dos sonhos
Já Wang Chuqin, após vencer seus três primeiros jogos sem ceder sets, caiu nas semifinais para o compatriota Lin Shidong por 4 a 1. E Shidong, que no torneio já havia vencido nomes de peso como Harimoto e Lin Yun-Ju, coroou sua brilhante campanha no Champions Macau com o título, ao vencer na decisão o alemão Dang Qiu por 4 a 0. Aos 19 anos, Lin Shidong mostrou consistência nas trocas de bola e confiança no jogo curto e no contra-ataque. Ou seja, neutralizando as investidas ofensivas do adversário e esperando o melhor momento para finalizar as jogadas.
Atual nº 12 do ranking, Lin Shidong subirá na classificação pela segunda semana seguida, já que ele galgara duas posições na semana anterior pelo título no Contender Almaty. E se coloca fortemente como candidato à seleção principal da China.
Chave feminina no Champions Macau
No feminino, também com apenas uma das quatro semifinalistas em Paris-2024 presente - a vice-campeã olímpica Sun Yingsha - não houve grandes surpresas. A líder do ranking "Shasha" ganhou mais um título, ao vencer na decisão a compatriota Wang Yidi por 4 sets a 2. Bruna Takahashi, única representante do Brasil no torneio, venceu Yangzi Liu (Austrália) na primeira rodada por 3 a 1. Mas caiu na rodada seguinte para Wang Yidi, eventual finalista, em sets diretos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.