França para de novo para acompanhar mais um ouro de Marchand na piscina

Por Alan Baldwin

PARIS (Reuters) - O nadador francês Leon Marchand parou mais uma vez o país anfitrião dos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira, ao conquistar seu quarto ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto a australiana Kaylee McKeown entrou para a história como a primeira mulher a conquistar os dois títulos do nado costas em duas Olimpíadas seguidas.

Marchand foi novamente ovacionado por uma multidão entusiasmada, juntando-se aos grandes nomes da natação mundial Michael Phelps e Mark Spitz, dos Estados Unidos, como os únicos nadadores do sexo masculino a conquistarem quatro títulos individuais em uma única edição dos Jogos.

Enfatizando seu status como o nome mais quente da piscina dos Jogos de Paris, o nadador de 22 anos quebrou o recorde olímpico dos 200 metros medley de 1min54s23 estabelecido por Phelps nos Jogos de Pequim em 2008 e o substituiu por um novo recorde de 1min54s06.

Esse é o quarto recorde olímpico estabelecido pelo garoto-propaganda dos Jogos de Paris.

Em toda a cidade e em outros locais da França, a multidão comemorou e cantou o hino nacional.

No Stade de France, palco do importante triunfo da França na Copa do Mundo de 1998 e local dos eventos de atletismo, o decatlo teve de ser brevemente adiado devido ao barulho das arquibancadas.

Ao tocar a parede bem atrás de Marchand, Duncan Scott, do Reino Unido, ficou com a prata, ampliando o recorde de um nadador britânico para oito medalhas olímpicas, enquanto Wang Shun, da China, ficou com o bronze.

Os dois ouros e seis pratas de Scott também o fazem superar o ciclista Chris Hoy como o atleta olímpico com mais medalhas da Escócia.

Continua após a publicidade

Com a multidão se agitando em antecipação à participação de Marchand na última das três finais da competição, o compatriota veterano Florent Manaudou aqueceu os motores e testou os níveis de som com um bronze nos 50 metros estilo livre.

Essa prova foi um lembrete de que a geração mais velha da natação continua sendo uma força a ser reconhecida, uma vez que o australiano Cameron McEvoy, de 30 anos, conquistou seu primeiro ouro olímpico e o britânico Ben Proud, de 29 anos, sua primeira medalha olímpica, em segundo lugar.

Entre as provas femininas, McKeown encontrou seu próprio espaço para brilhar.

A recordista mundial, de 23 anos, superou novamente a adversária norte-americana Regan Smith para conquistar a vitória nos 200m costas em um recorde olímpico de 2min03s73.

Smith, com mais de meio segundo de desvantagem, conquistou sua terceira prata nos Jogos, perdendo o ouro pela segunda vez para a australiana, que também a derrotou nos 100m costas.

Kylie Masse levou o bronze para o Canadá, sua quinta medalha olímpica, três anos depois de ganhar a prata nos 100m e 200m em Tóquio.

Continua após a publicidade

(Reportagem adicional de Ian Ransom, Mitch Phillips, Rohith Nair e Vincent Daheron)

Deixe seu comentário

Só para assinantes